Home / Cotia / Plano de Arborização Urbana fortalecerá qualidade de vida em Cotia
Plano de Arborização deverá ser lei

Plano de Arborização Urbana fortalecerá qualidade de vida em Cotia

Documento deverá se transformar em lei municipal, e define prioridades de plantio de árvores na cidade

Plano de Arborização deverá ser lei
Plano de Arborização deverá ser lei

Como, onde, quando e por que plantar árvores na cidade de Cotia – as respostas fazem parte de um importante trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária da Prefeitura. Trata-se do “Plano de Arborização Urbana”, documento que orienta o planejamento e as ações relacionadas ao plantio de árvores no município, definindo metas a serem alcançadas e organizando técnicas, metodologias e estratégias para a execução.

Uma cidade arborizada significa mais disponibilidade de oxigênio, maior controle na temperatura da atmosfera, valorização da cidade e propriedades, e diminuição de doenças respiratórias, melhorando principalmente a saúde de pessoas idosas e crianças. Ou seja: mais qualidade de vida.

“O DNA de Cotia é verde – 60% do território da cidade é coberto por mata atlântica. Quem busca morar no município vem exatamente por esta condição de qualidade de vida, daí a importância de nosso Plano de Arborização Urbana”, explica a arquiteta da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia, Luciane Alegre.

Plantio de árvores no Parque Mirante da Mata
Plantio de árvores no Parque Mirante da Mata

Para elaboração do Plano, a equipe da Secretaria analisou projetos de outras cidades, e participou de cursos e simpósios. Também realizou um conjunto de análises geográficas utilizando técnicas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto para produzir os mapas; e de cálculos de projeção de copas de toda a área do município, que identifica quais são as áreas cobertas por árvores. São dados que permitem quantificar os locais mais e menos arborizados do município e contribuem para definir as áreas prioritárias para plantio.

O Plano traz ainda o resultado das atividades de campo para o levantamento qualitativo de espécies, organizadas em uma lista sistematizada por características, como porte e florada – cerca de 110 tipos de árvores.

Como áreas prioritárias para plantio, o Plano aponta que o trabalho deverá ser executado no raio de 500 metros em torno de escolas e equipamentos de saúde; nos bairros ao longo da rodovia Raposo Tavares; na região central da cidade e no centro de Caucaia; e nos distritos industriais.

Para se tornar lei, o Plano de Arborização Urbana deverá passar ainda pela Câmara Municipal e posteriormente ser sancionado pelo prefeito.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia é a 1ª cidade da região a ter Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans

Atendimento e aconselhamento especializado em saúde direcionado a este público será feito no SAE/CTA, a …

Skip to content