Prefeito Rogério Franco segue fazendo o possível para manter o PS aberto, mas a decisão, na verdade, ainda não foi tomada e cabe ao Estado de São Paulo
Por: Bruna Merighi
Foto: Michel Cutaith
Após nota controversa, a Comunicação da Prefeitura de Cotia entrou em contato com a imprensa para avisar que houve um “erro de interpretação” com a primeira nota enviada sobre a situação do pronto-socorro do Hospital Regional de Cotia, que dava a entender que após reunião entre prefeitos da Conisud com a Secretaria do Estado, o PS seguiria aberto.
Confira a primeira nota: “na tarde desta sexta-feira (22/01), prefeitos do Conisud participaram de uma reunião com o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, para reivindicar a manutenção do Pronto-Socorro do Hospital Regional de Cotia com as portas abertas. A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Os prefeitos seguirão acompanhando o assunto de perto. Mais cedo, ainda nesta sexta-feira, aconteceu uma reunião com a Câmara Técnica Deliberativa, composta por secretários municipais da região, e o projeto de fechamento do Pronto-Socorro foi reprovado.
Diante disto, o Pronto-Socorro do HRC segue atendendo a demanda espontânea por urgência e emergência”.
Após a mídia e a população comemorarem a decisão, a Prefeitura informou que, na verdade, embora estejam fazendo todos os esforços para manter o pronto-socorro aberto ao público, a administração do Hospital Regional de Cotia pertence ao Estado de São Paulo e, portanto, a decisão final cabe a este órgão; e que a nota informava era apenas que houve uma reunião e que o PS seguiria aberto por enquanto, mas após 1º de fevereiro não se tinha resposta ainda.
Confira a correção enviada ao Granja News pela Comunicação da Prefeitura de Cotia: “houve um erro de interpretação da nota enviada por outro jornal no que diz respeito à continuidade do funcionamento do PS do HRC. Quando dissemos que o local SEGUE atendendo estamos dizendo que isto está acontecendo neste momento, mas não sabemos o que acontecerá no futuro. Houve uma reunião com a equipe deliberativa composta por secretários de saúde da região e esta equipe foi contrária ao fechamento do PS. Além disso, prefeitos do Conisud seguem acompanhando este assunto que, inclusive, foi tratado em reunião com o Governo do Estado”.
O prefeito Rogério Franco também editou sua publicação no Facebook, feita no dia da reunião, e trocou a legenda para evitar mais mal-entendidos.
A edição impressa do Granja News já havia sido distribuída no momento em que recebemos a correção da Prefeitura, portanto, a matéria que fizemos sobre a situação do pronto-socorro não corresponde à realidade. Pedimos desculpas aos nossos leitores.