Home / Jandira / Prefeitura de Jandira formaliza adesão ao Programa educação viária é vital

Prefeitura de Jandira formaliza adesão ao Programa educação viária é vital

A Prefeitura de Jandira assinou na data de hoje, dia 20, convênio com o DETRAN-SP para implantação do Programa educação viária é vital no município.

Foto: Divulgação

O Programa “Educação Viária é Vital” chegou ao Brasil em 2004 e, desde então, vem se consolidando como uma ação educativa interessada em incentivar a pesquisa e a compreensão do trânsito a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos. A partir dele existe uma atuação direta com os educadores da rede pública (professores e coordenadores pedagógicos), fomentando a realização de projetos que favorecessem práticas de convivência harmoniosa no trânsito.

A missão principal do Programa é reduzir os índices de acidentes de trânsito por meio de ações educativas que primam pela adoção de comportamentos básicos para um deslocamento seguro, de maneira que crianças possam adquirir hábitos que contribuam para a formação de cidadãos mais atentos, conscientes e respeitosos em relação à segurança viária.

De acordo com o Diretor de Trânsito e transportes de Jandira Alexandre Jurcovichi:

“Assinamos hoje convênio com o Detran para implementar programa de educação para o trânsito nas escolas da rede municipal de Jandira (Pré-escola e Fundamental I) por meio do Programa “Educação Viária é Vital”. O Departamento de Trânsito e Transportes da Prefeitura será o órgão executor do programa na cidade, e eu fico muito feliz e grato ao Dr. Sato por estar à frente disso. Acredito, sinceramente, que crianças são agentes multiplicadores de conhecimento e vão levar pra casa e compartilhar com os pais essa boa bagagem.”

Conforme afirmação do Diretor de Trânsito Alexandre, a Educação terá um papel importante na implantação deste programa, e por isso, no ato da assinatura do convênio, além do Diretor de Trânsito estavam presentes também o Prefeito Doutor Sato e a Secretária de Educação Marta Cesário Vieira.

Com o Programa “Educação Viária é Vital”, pretendeu-se contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela segurança individual e coletiva, resultando em:

•  Redução de mortes, deficiências físicas e outras implicações para as vítimas de acidentes de trânsito, suas famílias e outros dependentes;

•  Redução dos custos com saúde no tratamento e reabilitação das vítimas;

•  Promoção da adoção de comportamentos e de ambientes seguros e saudáveis;

•  Aumento da qualidade de vida, respeito ao outro e ao bem-estar coletivo, assim como da corresponsabilidade social;

•  Preservação de vidas, prioritariamente as de crianças e jovens, principais vítimas no trânsito;

•  Conhecimento, respeito e ação em favor dos Direitos Humanos.

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Semana Nacional de Trânsito é lembrada com ações de conscientização em Cotia

Entre os dias 18 e 23 de setembro acontece a semana nacional de trânsito em …

Skip to content