Home / Trânsito e transportes / Prefeitura de Vargem Grande Paulista discute com população nova concessão do transporte coletivo municipal

Prefeitura de Vargem Grande Paulista discute com população nova concessão do transporte coletivo municipal

audiencia-01 A Prefeitura de Vargem Grande Paulista realizou no dia 18 de outubro, Audiência Pública para discussão da outorga da concessão do serviço de transporte público coletivo do município. A apresentação do projeto básico do sistema de transporte foi feita à população no plenário da Câmara Municipal, com a presença do prefeito Roberto Rocha.

Segundo o prefeito, a audiência é uma das etapas necessárias do processo de licitação. “Agora, para todas as contratações de serviços públicos é obrigatória a realização de um chamamento público. Também contratamos um engenheiro especializado que fez um estudo e o projeto básico do sistema de transporte, que norteará o processo licitatório de concessão”, informou Roberto Rocha ao abrir a Audiência.

Ele explicou, ainda, os problemas enfrentados pelo município com a antiga empresa que detinha a concessão do serviço. “A empresa estava com dificuldades financeiras e deixou de cumprir o contrato que foi rescindido de imediato. Diante desta situação, um contrato emergencial foi feito para que a população não fosse prejudicada e ficasse sem transporte”.

De acordo com o estudo feito para o projeto básico, apresentado pelo secretário de Planejamento Urbano e Obras Municipais Aureo Fiorita, a previsão é que 9 linhas entrem em operação com a nova concessão:

  1. São Marcos X Parque do Agreste Via Marco Polo
  2. Jardim Europa X Paysage
  3. Nagoya X Chácara do Carmo
  4. Km 48 (Rod. Bunjiro Nakao) X Recanto Verde Via Jd. Elias
  5. Jardim Vargem Grande X Jardim São Marcos
  6. Capela São Pedro X Portão Vermelho
  7. Centro X Cidade Jardim Via INSS
  8. KM 43 (Rod. Raposo Tavares) X Chácara Remanso Via Santa Adélia
  9. Centro X Jardim Ruth Maria

audiencia-02Para atender esta demanda, a empresa contratada deverá disponibilizar 12 ônibus e 1 de reserva, que deverão rodar mais de 50 mil quilômetros por mês. A concessão do transporte público coletivo não terá subsídio da Prefeitura e ganhará o processo licitatório a empresa que oferecer menor tarifa. A outorga da concessão terá validade de 8 anos podendo ser prorrogado por igual período.

Após apresentação do projeto básico, o público presente participou com perguntas e sugestões, entre elas, de mais horários para algumas linhas. “Vamos analisar as sugestões propostas pela população e discutir o projeto com a equipe de transição do próximo governo”, comentou Áureo.

A previsão de publicação oficial do edital está prevista para até o final deste mês. “A administração municipal não tem como prestar este serviço, por isso a necessidade da concessão. Antes da antiga empresa descumprir o contrato, num universo de aproximadamente 90 mil passageiros, cerca de 70 mil utilizavam o transporte público municipal. Hoje, conforme mostrou o estudo, este número baixou para 53 mil devido a queda da qualidade do serviço. Nosso objetivo com a nova concessão é oferecer à população um transporte mais digno e eficiente, com tarifa acessível”, destacou o secretário de Assuntos Jurídicos, Luiz Henrique Laroca.

Veja o projeto completo no site www.vargemgrandepta.sp.gov.br

Fotos: Daniela Motta Rosetti

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CCR ViaOeste promove quatro ações educativas para ciclistas

Orientações sobre segurança acontecerão em Alumínio, São Roque, Araçoiaba e Sorocaba Fotos: Divulgação Quatro campanhas …

Skip to content