Home / Cotia / Professores, alunos e atendidos da APAE COTIA evitam a emissão de 22,170 kg de gases de efeito estufa com Plogging

Professores, alunos e atendidos da APAE COTIA evitam a emissão de 22,170 kg de gases de efeito estufa com Plogging

Na última semana, ruas do Jardim Cláudio, onde fica a sede da APAE Cotia, se transformaram em grandes salas de aula sobre educação ambiental. Professores, voluntários, familiares, alunos e atendidos da associação participaram do 1º Plogging Atmosferas com Vidas da APAE Cotia. Os participantes venceram as barreiras impostas por suas condições e recolheram mais de oito quilos de resíduos, o que significa que evitaram a emissão de 22,170 kgCO2eq (vinte e dois quilos e cento e sessenta gramas de gás carbônico equivalente) na atmosfera.

Os participantes percorreram uma distância de cerca de 350 metros na ida e 350 metros no trajeto de volta, com duas turmas: manhã e tarde. E, durante o percurso, recolheram papéis, latas de alumínio, garrafas plásticas, tampas de garrafas PET. Munícipes levaram até os participantes resíduos recicláveis como mensagem de atitude responsável com o destino correto dos resíduos provenientes de seus consumos.

As crianças caminharam grande parte do trajeto pela via, pois esta foi a maneira mais segura para circularem devido às suas dificuldades motoras e aparelhos de mobilidade. Toda a mobilização foi acompanhada por agentes de trânsito do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Na área de lazer do Jardim Cláudio, uma equipe da Educação Ambiental, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de Cotia, ministrou uma rápida apresentação sobre as corretas maneiras de interação com áreas verdes e a importância das árvores. Também foram entregues folhetos com conteúdo educativo e distribuição de mudas de árvores.

A Sabesp forneceu um bebedouro para hidratação dos participantes. O Plogging foi realizado pela Brevi Responsabilidades Ecológicas, com o apoio da Cooperativa de Reciclagem Coopernova Recicla, OAB de Cotia, SABESP, CONSABs e das Secretarias do Verde e Meio Ambiente, Comunicação, Transportes e Mobilidade e de Segurança Pública. Os participantes inscritos receberam boné, camiseta, luvas, squeeze e sacolas feitas em plástico biodegradável entregues pela Brevi.

Fotos: Juliano Barbosa

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CREAS em parceria com o Conselho Tutelar realiza ação de enfrentamento ao trabalho infantil

Na manhã dessa segunda-feira (19/02/2024), integrantes do Conselho Tutelar e da Secretaria de Desenvolvimento Social …

Skip to content