Home / Educação / Programa Futuro Cientista é apresentado para pais de alunos em São Roque
Programa Futuro Cientista é apresentado para pais de alunos em São Roque

Programa Futuro Cientista é apresentado para pais de alunos em São Roque

Ação é uma Parceria da Prefeitura com a UFSCAR e irá preparar estudantes para o mundo acadêmico e universitário

Os pais dos alunos selecionados para participarem do Programa Futuro Cientista puderam conhecer mais sobre a iniciativa durante apresentação realizada nesta segunda-feira, 22 de agosto, no C.E.C.T. Brasital. Durante o encontro, os presentes foram apresentados as diretrizes e sobre o funcionamento deste importante projeto, fruto da parceria entre a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e a Prefeitura de São Roque, que busca preparar estudantes da rede pública para o mundo acadêmico e universitário.

“Sou fruto do ensino público e por isso acredito na importância da educação na vida dos nossos jovens. Hoje São Roque investe pesado em educação, com uma nova sede para o Departamento, material escolar para os alunos, melhoria da merenda escolar com alimentos mais saudáveis, valorização dos profissionais de educação e através de iniciativas lindas como esta, que nos une a UFSCAR para que possamos dar cada vez mais atenção, apoio e carinho as nossas crianças”, afirmou o Prefeito Guto Issa.

Ao todo, participarão do Futuro Cientista 210 alunos pertencentes a 10 escolas da rede municipal, que serão tutorados do sexto ano, até o terceiro colegial. A iniciativa contará com supervisores (alunas do Instituto Federal de São Roque) que irão frequentar as escolas periodicamente, para acompanhar a formação dos estudantes e desenvolver com eles ações como a leitura frequente de livros, desenvolvimento de projetos científicos, concursos de redação, entre outras.

Programa Futuro Cientista é apresentado para pais de alunos em São Roque

Parte desta dinâmica foi apresentada aos pais e alunos pelo professor e representante da UFSCAR, Fábio de Lima Leite. “Esta foi uma aula inaugural do programa e foi muito importante pois pudemos falar sobre os objetivos deste projeto e a importância do apoio familiar na trajetória do aluno. Nós queremos dar uma base para que os jovens conquistem os seus sonhos e nosso papel é orientá-los para que façam a melhor escolha possível e que consigam ingressar em uma formação acadêmica de nível superior no futuro”, comentou.

Com a apresentação do Futuro Cientista aos pais, os alunos iniciarão sua participação no projeto e passarão a desempenhar as atividades educativas já descritas, além de diversas outras ações, como visitas a museus, participação dos alunos na Escola Preparatória para Futuros Cientistas e a realização de pesquisas científicas e experimentos.

Um processo de amparo pedagógico que tem o objetivo de estimular o potencial dos alunos, para que possam ingressar na universidade, além de descobrir futuros talentos para a ciência e despertar nos jovens do Ensino Fundamental, a busca por respostas e o entendimento dos fenômenos científicos.

Um primeiro passo que começou na segunda, com a apresentação do projeto, etapa que segunda a Diretora de Educação de São Roque, Dircelene Segura, “é uma forma de fazer com que os pais incentivem os seus filhos. O projeto começa efetivamente na semana que vem, aonde as supervisoras contratadas pela UFSCAR realizam as visitas nas escolas, plantando a ‘sementinha da ciência’ na mentes dos nossos alunos, para que eles possam florescer como jovens que valorizam a ciência e o saber, o que abrirá portas para que eles tenham um futuro promissor e mais feliz”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura Premia cinco escolas que se destacaram em índice nacional de educação

Escolas que se destacaram no Ideb 2025 receberam o “Globo de Ouro” da Educação; melhor …

Skip to content