Home / trabalho / Projeto da Vereadora Dra. Cláudia Pedroso institui selo “Empresa Amiga da Mulher”
Projeto da Vereadora Dra. Cláudia Pedroso institui selo “Empresa Amiga da Mulher”

Projeto da Vereadora Dra. Cláudia Pedroso institui selo “Empresa Amiga da Mulher”

A Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 127/2022-L, de autoria da Vereadora Dra. Cláudia Pedroso, que institui o selo “Empresa Amiga da Mulher”, direcionado às empresas privadas que cumprirem metas de valorização à plena vivência da mulher no ambiente de trabalho.

Satisfeita com a aprovação do referido Projeto, a Vereadora destacou que essa propositura se soma as demais já apresentadas por ela, cujo objetivo é fomentar a igualdade de gênero, além de criar incentivos para que o setor privado também se empenhe nessa luta, que é de todas e todos. “O selo “Empresa Amiga da Mulher” será concedido em três categorias distintas — bronze, prata ou ouro —, em observância aos critérios previstos nesta Lei, às empresas privadas que, respectivamente, cumpram um, dois ou três dos eixos definidos neste artigo para o asseguramento da plena vivência das mulheres no ambiente de trabalho: I – Eixo da Igualdade de Oportunidades: estabelecimento de planos de carreira transparentes e oferecimento de oportunidades equivalentes, inclusive salariais, entre homens e mulheres no âmbito profissional; II – Eixo da Igualdade entre Gêneros: comprovação de medidas de apoio a mulheres e homens que demandem necessidades especiais de cuidados a uma criança nos primeiros anos de vida, tais quais: oferecimento de fraldário feminino e masculino, de creche ou auxílio creche, de sala de amamentação e concessão a seus funcionários de licença paternidade por período superior ao estipulado no art. 10º, §1º da ADCT;III – Eixo da Eliminação da Discriminação: comprovação de boas práticas de combate e prevenção ao machismo, racismo, homofobia, misoginia e assédio sexual ou moral no ambiente de trabalho e IV – Às empresas que reservarem pelo menos 2% (dois por cento) de suas vagas de emprego a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar poderão ser concedidos, mediante Lei específica, benefícios tributários, a critério do Poder Executivo”, informou.

A Vereadora Dra. Cláudia Pedroso comentou que uma das mais salientes e perversas formas de discriminação entre gêneros é o tratamento desigual entre homens e mulheres perante a lei. Até recentemente, mulheres não tinham o direito a voto em diversos países, e atualmente, algumas mulheres ainda são proibidas de ingressarem em certas profissões em determinados locais. No âmbito do Brasil, a conquista do voto feminino ocorreu apenas em 1932. “Um estudo de 2020 do Banco Mundial concluiu que reformas legais em prol de políticas públicas direcionadas à maior inclusão feminina em diferentes esferas da sociedade são cruciais para atingir a igualdade de gênero na economia. Isso significa que, quando uma mulher recebe incentivos legais, como leis propositivas de direcionamento, conscientização e reconhecimento, essa mulher consegue ter mais ferramentas para seu desenvolvimento e maior possibilidade de atingir sua liberdade individual econômica, gerando riquezas para si e para a sociedade. Tal estudo constatou que o empoderamento econômico feminino beneficia a sociedade como um todo, reduzindo desigualdade de renda, aumentando diversidade e resiliência econômica”, falou.

O referido Projeto de Lei será encaminhado para sanção do Chefe do Executivo.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cinco nadadores gremistas representam São Roque no Campeonato Paulista Infantil de Verão

De 7 a 9 de novembro, o Clube de Tênis Catanduva, em Catanduva (SP), sediou …

Skip to content