Home / Carapicuíba / “Projeto de Lei 2437/2018 compromete o futuro da cidade de Carapicuiba”, diz vereadora Cida Carlos

“Projeto de Lei 2437/2018 compromete o futuro da cidade de Carapicuiba”, diz vereadora Cida Carlos

Confira abaixo artigo enviado pela vereadora de Carapicuíba Cida Carlos

“A vereadora e professora Cida Carlos faz questionamentos importantes relativos ao projeto de lei 2347/2018 apresentado pelo executivo.

Você sabia que na Câmara Municipal de Carapicuíba estão sendo discutidos dois projetos muito importantes? O primeiro é o que diz respeito ao Plano Municipal de Saneamento.

Saneamento é saúde, já existem vários estudos que comprovam, que para cada um real investido em saneamento básico você economiza um real em saúde pública.

Então, o Plano Municipal de Saneamento dá conta do tratamento do lixo domiciliar, o tratamento do lixo hospitalar, o tratamento do lixo industrial, tratamento do esgoto das residências, das indústrias e do comércio do município, enfim, é um plano integrado, esta sendo votado, a população precisa ter conhecimento disso.

O outro projeto autoriza a prefeitura a celebrar um convênio de prestação de serviço, para o tratamento e distribuição de água no município, coleta e tratamento de esgoto, o que esta sendo proposto é que o serviço seja feito pela a Sabesp.

A Sabesp é uma empresa de economia mista com seu capital negociado na bolsa de valores de Nova York, portanto é uma empresa que tem acionistas no mundo inteiro, são sócios, vamos dizer assim, que compram ações do mundo inteiro, é uma empresa que visa lucro, busca lucro, que distribui o lucro no mundo inteiro, ela defende os seus interesses e cabe ao município defender os interesses dos munícipes que são aqueles que vão pagar a conta de água, a conta do tratamento de esgoto.

Então este é um projeto bastante importante e precisa ser discutido com tempo para que o município não perca. O projeto propõe que a Sabesp seja operadora do sistema nos próximos 30 anos renováveis. O que é comum neste momento é que a empresa pode ser a Sabesp ou uma empresa privada que seja escolhida pelo município, e que ela apresente contra partidas.

É um contrato, então quando você faz um contrato, por exemplo: o seguro do seu carro, você terá que pagar as mensalidades, no caso de Carapicuíba o recolhimento é mais de 100 milhões de reais por ano, as pessoas pagando suas contas de água e a prefeitura também pagando sua conta de água.

A câmara esta autorizando que a Sabesp preste serviço e como prestadora de serviço ela tem que dizer o que ela vai oferecer para o município, então precisa ser feito com cuidado, é esse cuidado é que estamos defendendo, que seja garantido na Câmara Municipal.

O projeto chegou no dia 21/11 recentemente, e já esta sendo votado muito rapidamente, um projeto de tal magnitude, bastante importante para a nossa cidade que compromete o futuro do município nos próximos 30 anos.

Então nós sabemos que se trata de uma negociação do poder público para poder público pois a empresa é composta majoritariamente de capital do poder público, embora tenha também acionistas, pessoas que compram ações na bolsa de Nova York. O que precisamos garantir?

Que o interesse público seja preservado, é necessário participar, saber, apelar aos vereadores que não será por 15 dias 10 dias, temos condições de fazer um debate mais adequado, para que a contra partida oferecida seja mais vantajosa para o município, estudar os outros contratos para que seja feita uma boa negociação.

Depois de assinado o contrato são 30 anos pela frente, estamos concluindo um contrato agora, um péssimo contrato realizadora há 30 anos e que trouxe prejuízo para o nosso município, precisamos fazer a discussão com tempo, não se trata de situação ou oposição se trata de defender o interesse do município e que os vereadores e vereadoras possam salvaguardar os interesses dos nossos cidadãos, nosso e das futuras gerações, nosso e de nossos filhos.”

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba realiza encontro empresarial com gestores de RH

No mês de janeiro de 2021, cerca de 400 vagas foram ofertadas à população de …