Home / Cotia / Reunião de maio do CONSEG é marcada por posse da nova diretoria

Reunião de maio do CONSEG é marcada por posse da nova diretoria

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

Da esquerda para a direita: Gonçalves, Provenzano, Marcelo Duarte, Fábio Pescarmona; Maria Goreti; Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto, Dias
Da esquerda para a direita: Gonçalves, Provenzano, Marcelo Duarte, Fábio Pescarmona; Maria Goreti; Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto, Dias

O CONSEG (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite do dia 7 de maio sua reunião mensal. O encontro contou com a presença do inspetor Gonçalves, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Cotia; o Dr. Provenzano, novo chefe de investigadores do 2º DP de Cotia; Marcelo Duarte, representando o administrador regional da Granja Viana Cristiano Freitas; o delegado do 2º DP, Fábio Pescarmona; a presidente reeleita do CONSEG, Maria Goreti; o delegado do 1º DP de Cotia, Aloysio Ribeiro de Mendonça Neto; o capitão Dias, da Polícia Militar de São Paulo (PM); e o vereador Luis Gustavo Napolitano.

CONSEG2
Nova diretoria

A reunião foi marcada pela posse da nova diretoria do CONSEG. Reeleita por aclamação, a atual presidente Maria Goreti Camarano ocupará novamente o cargo até 2017. O delegado Aloysio afirmou que “é preciso coragem” para assumir a entidade – ele participa do conselho do centro de Cotia, reativado recentemente.

Um dos assuntos da reunião foi um ofício enviado por Goreti ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) pedindo intervenções no complicado retorno do km 22 da Rodovia Raposo Tavares. O ofício surtiu efeito e, poucos dias depois, o complexo já estava sendo repintado, além de finalmente receber placas que proíbem a circulação de caminhões no retorno, embora apenas caminhões a partir de certos tamanhos e pesos – a placa anterior apenas solicitava a utilização do próximo retorno. Alguns aspectos da nova sinalização geraram controvérsia entre moradores, como o fato da placa não proibir todos os caminhões e um sinal de “pare” ter sido pintado para quem vem da Avenida São Camilo para o viaduto.

Goreti falou também do Programa Vigilância Solidária, que já foi implementado no Jardim Semiramis e conseguiu coibir ao menos uma tentativa de assalto. No programa, os moradores criam grupos de discussões – no Whatsapp, por exemplo – e podem alertar uns aos outros sobre movimentações suspeitas, agilizando as ligações para a polícia, por exemplo.

Perguntado sobre os boatos de toques de recolher que teriam sido impostos em Cotia após a morte de um suspeito em Itapevi, e também sobre supostas recomendações da PM para que os moradores evitassem sair de casa, o Capitão Dias esclareceu que a polícia não dá esse tipo de recomendações, e que os ônibus que chegaram a ser incendiados em Caucaia do Alto só o foram por causa da ação de menores de idade. “Muitos adolescentes se aproveitam desses boatos para queimar ônibus simplesmente por diversão”, explicou.

Finalizando o encontro, o vereador Luis Gustavo Napolitano comentou a Lei do Silêncio que ele ajudou a formular e que foi aprovada na câmara municipal recentemente. Segundo ele, o texto aguarda aprovação do prefeito, mas ele já encaminhou a compra de três decibelímetros e um calibrador, sendo dois aparelhos para as equipes que atuarão e um de reserva.

A reunião de junho do CONSEG será no dia 11, às 18h, na Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Se você procura um lugar para curtir os amigos, sentir-se muito bem acolhido e gratificado, vá ao Santa Granja Friends Spot

  O espaço localizado na Avenida São Camilo possui bistrô, salão de beleza e oferece …