Home / Cotia / Rogério Franco, Celso Itiki e Ângela Maluf responderam a perguntas de jornalistas sobre a cidade de Cotia

Rogério Franco, Celso Itiki e Ângela Maluf responderam a perguntas de jornalistas sobre a cidade de Cotia

Obras na Raposo Tavares, vacinação, acessibilidade e delegacia da mulher foram alguns dos temas tratados na coletiva de imprensa desta semana

Por Victoria Cattony

Fotos Michel Cutaith

O prefeito Rogério Franco junto à vice-prefeita, Ângela Maluf, e o presidente da Câmara Municipal de Cotia, Celso Itiki, realizaram uma coletiva de imprensa para sanar dúvidas e apontar futuros possíveis para projetos que tramitam na Prefeitura da cidade. Jornalistas da região levantaram questionamentos e obtiveram retorno dos personagens do dia.

Alguns tópicos importantes no debate público foram discutidos, dentre eles: mudança do pólo de vacinação; obras da Rodovia Raposo Tavares; acessibilidade nos locais públicos; horário de atendimento da Delegacia da Mulher; a questão da demora no cadastramento e agendamento da vacina; as estradas vicinais e a situação do Cotolengo. 

Quanto ao pólo de vacinação, Rogério Franco explica que a mudança da localidade em frente à Prefeitura para o Ginásio de Esportes se deve ao fato de uma demanda recorrente da população devido ao trânsito que se forma em uma via já bastante movimentada. Com a alteração, encontra-se agora, em um ambiente com tráfego reduzido, o que possibilita melhor locomoção e agrada aos que tanto necessitam do trecho para se transportar, quanto aos que se dirigem até lá para receber a vacina contra a COVID-19.

Além disso, o dirigente adiciona que a dificuldade que a população tem relatado a respeito do cadastramento e agendamento da vacinação se deve ao fato de a secretária de saúde do município dispor de uma determinada quantidade de doses por dia e liberar o sistema para que apenas aquele número de cidadãos possam se cadastrar e agendar o horário. Ao preencher as vagas para a data, o site bloqueia o acesso e não é possível acessá-lo até que o governo receba nova leva de vacinas. “Se eu pudesse teria comprado as duas doses para os mais de 250 mil habitantes de Cotia, mas não havia essa possibilidade”, aponta.

Já em se tratando do assunto mais discutido no momento, referente às obras da Rodovia Raposo Tavares, o prefeito comemora: “É um sonho do passado que se torna realidade”. De acordo com ele, há um histórico recorrente de mandatos anteriores que buscaram atingir essa vontade de melhorar a via, mas nunca conseguiram concretizá-lo, de modo que até mesmo ele estava desmotivado e com poucas esperanças. No entanto, em evento junto do governador do estado, João Doria, pôde anunciar a conquista.

“Temos um problema sério porque muitas pessoas de outras cidades usam a estrada para acessar a Castelo-Branco, não só pela proximidade, mas também por que não é pedagiada”, comenta ele, que acrescenta não haver previsão de ser implantado um pedágio na região, assim como afirma ter garantido que 90% das obras ocorram no intervalo das 21h até as 05h da manhã, para evitar que atrapalhe um fluxo que já é bastante intenso.

Ademais, Rogério explica que no momento não há um projeto que possua viabilidade para que seja implantada uma ciclovia nos trechos em obra da Raposo Tavares, mas que haverá uma interligando o Parque do Cemucam e o Parque Teresa Maia. E também comentou a necessidade da cidade se adaptar para ser acessível a qualquer diversidade: “Não tem jeito, todos precisam de acessibilidade. Se não tem o poder público nisso, ninguém vai estar”, declara.

           Ainda quanto às vias, o Jornal Granja News questionou o prefeito quanto às estradas vicinais estarem ou não incluídas no plano de obras viárias da cidade, e ele explica que algumas a do Caputera já foi contemplada. Além disso, quanto ao Cotolengo relacionar-se com o projeto de interligação da Avenida José Giorgi com o bairro Parque São George, Rogério diz que uma empresa multinacional comprou o terreno e estão em negociação.

Por fim, Ângela Maluf, que é homenageada pelo prefeito em diversos momentos, explica que está, recorrentemente, enviando pedidos ao Governo do Estado para que se amplie o horário de atendimento da Delegacia da Mulher de Cotia, uma vez que só atendem em horário comercial e dias úteis. No entanto, comenta que é uma escolha que não depende da Prefeitura da cidade e que irá adaptar de alguma forma que esteja ao seu alcance para melhorar o atendimento às mulheres. “Infelizmente, as mulheres só podem ser agredidas em dia de semana em horários específicos, e sabemos que não é assim que funciona, mas estou tentando ao máximo”, finaliza.

 

Acompanhe a coletiva na íntegra: https://www.instagram.com/p/CTNFF0Vp5aw/

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Cotia implanta a 1ª Residência Inclusiva Municipal

Na manhã desta quarta-feira (17/04/24), a Prefeitura de Cotia entregou a primeira Residência Inclusiva Municipal …

Skip to content