Home / Saúde / Secretaria de Trânsito propõe mudanças no trânsito da Granja

Secretaria de Trânsito propõe mudanças no trânsito da Granja

Por Victor de Andrade Lopes

digitalizar0002O secretário de trânsito e transportes de Cotia, Silvio Leme, e o subprefeito da Granja Viana, Cristiano Freitas, promoveram na manhã de hoje, na sede da subprefeitura, uma reunião com a imprensa local para anunciar projetos de intervenções no trânsito no distrito. No encontro, também estiveram presentes representantes da comunidade local, como membros do Rotary Club Cotia Mulheres Empreendedoras e do Conselho de Segurança da Granja Viana (CONSEG).

Com o objetivo de conhecer melhor os problemas no trânsito local e pensar em maneiras de se organizar o fluxo de veículos em duas das principais vias da Granja (Avenida São Camilo e Rua José Félix de Oliveira), a secretaria realizou um estudo de tráfego na região. Segundo eles, constatou-se um movimento de 1540 veículos por hora no horário de pico pela manhã na São Camilo sentido Rodovia Raposo Tavares. Já no sentido inverso, no pico da tarde, o movimento registrado foi de 1170 veículos por hora.

A partir de dados como esses, a secretaria propôs o seguinte: no cruzamento da São Camilo com a José Félix, será instalado um semáforo. No trecho entre o dito cruzamento e a Rua Nova Amazonas, a José Félix terá mão única em direção à Raposo. Já a Nova Amazonas, será mão única até a Rua Nova América, que, por sua vez, também será mão única até a confluência com a São Camilo – neste cruzamento, um segundo semáforo também será instalado. (ver mapa abaixo).

“O objetivo dessa mudança de sentidos é retirar o que chamamos de ‘aproximação semafórica’ para reduzir o conflito veicular”, disse Silvio. Em outras palavras, a intenção é que haja menos sentidos opostos num mesmo cruzamento, de maneira que os carros consigam passar por ele com menos dificuldade.

As propostas não são definitivas. Uma segunda reunião foi marcada para o dia 4 de julho no mesmo local, para continuar discutindo a questão. “Até lá, procuraremos observar a repercussão do projeto com a divulgação que a imprensa fará”, disse Silvio.

“Tivemos um aumento de fluxo em toda a Região Metropolitana de São Paulo. A frota de veículos em Cotia, hoje, é de 111 mil”, disse Silvio. Isso significa praticamente um veículo para cada dois habitantes. Além disso, segundo ele e outros presentes, boa parte do tráfego na avenida hoje vem de Carapicuíba. Outros problemas mencionados durante a reunião são a pequena largura da avenida, que em alguns pontos dificulta a passagem de veículos pesados simultaneamente, e a fila de carros de pais de alunos da Escola Granja Viana, nos horários de saída dos estudantes.

A partir de dados como esses, a secretaria propôs o seguinte: no cruzamento da São Camilo com a José Félix (alvo de constantes reclamações devido ao trânsito e aos “nós” que costumam se formar), será instalado um semáforo. No trecho entre o dito cruzamento e a Rua Nova Amazonas, a José Félix terá mão única em direção à Raposo. Já a Nova Amazonas, será mão única até a Rua Nova América, que, por sua vez, também será mão única até a confluência com a São Camilo – neste cruzamento, um segundo semáforo também será instalado. (ver mapa abaixo).

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

São Roque aplica 2ª dose da Coronavac/Sinovac nesta terça

Ação é destinada a todos os que receberam a 1ª dose Foto: Divulgação A Prefeitura …

Skip to content