Home / Cotia / Vanessa Gravino se encontra com granjeiros para falar de trajetória e propostas

Vanessa Gravino se encontra com granjeiros para falar de trajetória e propostas

Por Victor de Andrade Lopes

A candidata a prefeita de Cotia Vanessa Gravino e seu candidato a vice Flávio Cleber (ambos do PSOL) estiveram na noite de quinta-feira (8/9) na Granja Viana para conversar com alguns moradores. O Granja News acompanhou o encontro com exclusividade.

Moradora de Cotia desde os 12 anos e professora de História da rede estadual de ensino, Vanessa milita pela central sindical Intersindical, pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) e por movimentos feministas. Seu vice, Flávio, nasceu em Diadema e chegou a Cotia em 1998. Posteriormente, foi morar na região do Morro Grande. Além do PSOL, representa também a célula cotiana da Uneafro. Filho de petistas, ele também apoiava o partido, mas acabou migrando para o PSOL, por não se sentir mais representado pelo PT.

Diferente dos candidatos mais badalados, Vanessa tem uma verba bastante reduzida para investir em sua campanha. Não contrata carros de som, entregadores de panfleto e agitadores de bandeiras. Sua campanha é na base das redes sociais e da panfletagem feita por ela mesma. “A gente cotiza tudo entre nós”, explica Vanessa. “Não pode mais ter doação de pessoa jurídica, mas a gente sabe que como pessoa física qualquer um pode pegar o dinheiro da própria empresa e doar”, analisa a professora.

Em suas caminhadas, ela percebe que a rejeição ao PSOL diminuiu. “As pessoas passam reto, veem que somos do PSOL e voltam pra pegar [o panfleto]. Algumas até perguntam onde podem ler o plano de governo”, diz a candidata.

Perguntada sobre suas propostas, Vanessa explicou que o orçamento de Cotia está próximo de R$ 1 bilhão, fazendo dela uma das cidades mais ricas do Brasil. “Não temos transparência em Cotia, temos que saber onde está indo o dinheiro do nosso orçamento. Depois disso é que poderemos fazer alterações, se for o caso”, disse.

Sobre educação, disse que há anos ela e suas colegas (apesar de ser professora do estado, ela diz se envolver bastante com as professoras municipais) lutam por mais estrutura. “Às vezes não tem nem material, e eu não estou falando de material didático, falo de papel higiênico, de escola que alagam”, diz a candidata.

O encontro teve também uma discussão sobre a capacidade de Cotia de absorver mais moradores. Para Vanessa e Flávio, não é possível simplesmente impedir que mais gente venha morar na cidade, por isso, é preciso sempre investir em mais equipamentos públicos. De qualquer forma, ambos se opõem à especulação imobiliária e ao crescimento desordenado.

Finalizando sua fala, Vanessa expressou esperança por dias melhores. “Se eu achar que não é possível transformar o mundo por meio de nossas ações individuais e coletivas, eu paro de dar aula de História. Se eu tiver ensinando um processo revolucionário sem acreditar que aquilo é possível, sem acreditar que as coisas podem se transformar, não faz sentido nenhum eu estar na sala de aula.”

Poucos dias depois da reunião, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou o indeferimento da candidatura de Vanessa, por não apresentar a documentação completa. Em sua página no Facebook, o PSOL de Cotia informou em 10 de setembro que “tomou conhecimento do indeferimento […] devido a [sic] não entrega de um documento. Trata-se de uma questão burocrática, de simples solução”. No dia 14, a página anunciou que o recurso havia sido feito com o documento faltante.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dia 16 acontece a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cotia

Está marcada para o dia 16 de janeiro de 2025, a partir das 8h, a …

Skip to content