Home / Cotia / Veja como ficará a nova – e a velha – Praça Japonesa em Cotia

Veja como ficará a nova – e a velha – Praça Japonesa em Cotia

Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Manu Borda Fotografia

IMG_7636Muito se tem falado sobre a praça japonesa, marco da cidade que simbolizava a união de Cotia com o Japão. Destruído por um incêndio no início de 2013, o ponto ficou abandonado desde então. Agora, a prefeitura pretende recuperá-lo e ainda criar uma nova praça de 6 mil m² junto ao Viveiro Municipal Parque Curupira, na Avenida Benedito Isaac Pires, com o qual ela deverá ser integrada. O Granja News esteve lá na manhã do dia 17 de agosto (quarta-feira) e se encontrou com o prefeito Carlão Camargo e com o secretário de obras de Cotia Toninho Melo, que comentaram a obra e deram detalhes.

A praça atual será reduzida para uma adequação viária. A marginal da Rodovia Raposo Tavares sentido São Paulo, que hoje contorna a praça pela direita, será retificada, passando por parte do terreno. A Rua da Glória, que hoje absorve todo o tráfego da marginal, será fechada para permitir só trânsito local com as chamadas barreiras new jersey. “Os moradores daqui não têm qualidade de vida com esse trânsito”, diz Toninho. “Tem morador que não consegue entrar ou sair com o carro da própria garagem”, completa o prefeito Carlão. A obra tem custo estimado de R$ 100 mil reais.

O alto movimento de carros na Rua da Glória levou a Promotoria de Justiça de Cotia a determinar a interdição do local por conta dos riscos.

A “praça antiga” poderá receber uma feira de artesanato aos domingos, segundo Toninho. As obras no local deverão ser finalizadas até o dia 10 de setembro, anda de acordo com o secretário. O local que, segundo boatos, receberia a praça, receberá na verdade equipamentos esportivos por meio de uma verba não especificada que a prefeitura obteve.

A “praça nova” terá construções novas feitas com material recuperado do incêndio.

IMG_7622 IMG_7625 IMG_7626 IMG_7635 IMG_7636 IMG_7637 IMG_7621

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dia 29/09 acontece o ‘1º Ladeira Abaixo’ Passeio de Rolimã, em Cotia

Cerca de 80 carrinhos estarão disponíveis para o público, mas quem levar o seu modelo …