Por Victor de Andrade Lopes

O CONSEG (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite do dia 7 de julho (quinta-feira) sua reunião mensal. O encontro contou com a presença do delegado do 2º DP de Cotia, Fábio Pescarmona; o vice-presidente do CONSEG, Eugenio Ribeiro; e um representante da Polícia Militar de São Paulo (PM).
A Polícia Militar relatou ter feito batidas na região que deram bons resultados. Já o delegado Fábio explicou que, hoje, os bandidos agem de forma diferente de décadas atrás. “Hoje nós todos temos celulares e ficamos distraídos por eles. Os meliantes se aproveitam disso”, explicou ele, alertando às pessoas que andam pelas ruas e nos pontos de ônibus concentradas no celular de que isso é um comportamento que atrai ladrões e facilita a atuação deles.
Em defesa da polícia, o delegado explicou também que já fez cursos com policiais dos Estados Unidos e disse que os estrangeiros ficaram impressionados com os resultados que as forças policiais de São Paulo obtêm com recursos tão escassos se comparados aos estadunidenses.
Questionada sobre o quanto a escuridão das vias públicas afeta o trabalho dela, a Polícia Militar explicou que lâmpadas queimadas são um problema, e que ela tem canais de contato para relatar esses problemas. O vice-presidente Eugenio explicou então que a prefeitura de Cotia não tem o know how para procurar lâmpadas queimadas durante o dia porque ela não sabe ligar os postes nesses horários, ficando as equipes restritas aos horários noturnos.
A próxima reunião do CONSEG será no dia 4 de agosto, às 18h, na Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP.
Granja News O Jornal da Granja Viana e Região
