Home / Cotia / Veja os destaques do Conseg Granja Viana de novembro

Veja os destaques do Conseg Granja Viana de novembro

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

Fernandes, James, Almir, Goreti, Julio, Horgos e Stephano sentados no salão da paróquia de santo antônio enquanto MArcos, de pé, fala
Da esquerda para a direita: Fernandes, James, Almir, Goreti, Marcos, Julio, Horgos e Stephano
O Conseg (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite de ontem (6 de novembro) sua nona reunião mensal de 2018. O encontro contou com a presença da presidente da entidade, Maria Goreti; do delegado do 2º DP de Cotia, Marcos Alexandre Catta; do comandante Fernandes, da Polícia Militar (PM) de São Paulo; do comandante Júlio Cesar Rocha da Silva, do subcomandante Luciano Stephano de Oliveira Leite, da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Cotia; de James Dias, da Secretaria de Trânsito e Transportes de Cotia; do vice-prefeito e secretário de segurança pública de Cotia, Almir Rodrigues; e do secretário-adjunto da mesma pasta, Marco Antônio Horgos Vajalegre.

Em sua fala de abertura, Goreti informou que a prefeitura de Carapicuíba pretende instalar lâmpadas de LED em todo o trecho da Avenida São Camilo localizada no município até julho de 2019. Em dado momento, os moradores pediram soluções para o trânsito na Rodovia Raposo Tavares, especialmente no viaduto do km 22,5, um dos piores gargalos da região. Goreti explicou que o Departamento de Estradas de Rodagem do estado de São Paulo (DER) não planeja intervir significativamente no local até 2022.

Aproveitando a deixa, Almir explicou que Cotia pretende entregar um novo Plano de Mobilidade Urbana, a ser apresentado à população em breve. Também disse que a CCR tem grande interesse em operar todo o trecho inicial da Raposo Tavares (hoje ela é responsável apenas por um trecho que tem início no km 34), mas que a prefeitura é totalmente contra a implantação de pedágio na via. Como contrapartida, portanto, a concessionária pede ao governo estadual a ampliação do contrato sobre o trecho já concedido.

O delegado Marcos parabenizou os presentes por reivindicarem melhorias como iluminação e diminuição de trânsito, pois são medidas que beneficiariam o combate à criminalidade. Em seguida, comentou que muitas pessoas ainda estão sendo vítimas de golpes antigos, como aquele em que a vítima é enganada ao comprar um veículo que, na verdade, é produto de clonagem.

Outro golpe que tem feito vítimas, segundo ele, é um golpe em que o criminoso contata a vítima, comunica supostas compras efetuadas com o cartão dela, alega que o mesmo foi clonado e envia um motoboy para a casa da vítima para coletar o cartão supostamente comprometido. Com os meliantes de posse do mesmo, aí sim a vítima terá suas finanças em risco.

Ao ouvir reclamações de alguns moradores sobre calçadas irregulares e árvores com risco de queda, Almir fez um apelo: que as pessoas sigam comunicando os problemas da cidade à Prefeitura e que elas não sejam hostis ao se depararem com fiscalizações da prefeitura. “Precisamos exaltar as boas ações da prefeitura, especificamente as fiscalizações. A voz do bem tem que se sobressair com relação à do mal”.

Em outro momento, o secretário manifestou o desejo de trabalhar em convênios com condomínios e empresas, de modo que a prefeitura possa ter acesso fácil às câmeras de segurança. Alguns moradores da região da Rua Monet reclamaram dos serviços da Eletropaulo. O secretário Almir, então, disse que até a prefeitura tem dificuldades em lidar com a concessionária.

Goreti solicitou a ele que Cotia aproveite sua condição de integrante de dois consórcios intermunicipais (Cioeste e Conisud) para cobrar mais parceria com as cidades vizinhas no que diz respeito à segurança pública. Almir respondeu que participará de uma reunião com os 12 municípios vizinhos a Cotia e pedirá que eles façam investimentos semelhantes aos feitos por aqui. Disse ainda que proporá um convênio que permita que as guardas de cada município possam adentrar as cidades vizinhas em até 1 km, sugerindo ainda que cada cidade proponha o mesmo aos municípios vizinhos, criando assim um efeito cascata.

O Capitão Fernandes da PM informou que a região tem sofrido particularmente com o crime de furto de carros, e que boa parte das ocorrências ou são meras tentativas de dar golpes em seguros, o que costuma ser identificado pela incongruência e vagueza das informações fornecidas pelas supostas vítimas; ou acontecem porque a vítima estava estacionada e entretida com o celular.

Ele pediu às pessoas que evitem ficar paradas na rua com o aparelho em mãos e que se for necessário parar num ponto de ônibus para pegar alguém, que se espere em um local seguro, como um posto de gasolina, e se comunique com o passageiro até que ele esteja próximo e o motorista possa se dirigir ao ponto sem risco de ficar esperando muito tempo.

Ele comunicou alguns números resultantes da atuação da Polícia Militar em operações na região: foram 200 carros apreendidos, 12 prisões efetuadas e duas pessoas mortas em confrontos com a polícia.

A próxima reunião do CONSEG será no dia 6 de dezembro, às 18h, em local ainda a ser definido.

Doações
Estiveram disponíveis para os participantes sacolas dentro das quais eles eram convidados a colocarem um panetone, um brinquedo e um livro para serem doados a crianças carentes, que assinaram cada sacola. Elas estão disponíveis na própria Paróquia para qualquer pessoa que quiser ajudar.

* Atualizado em 12/11 para corrigir a data da próxima reunião

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

empreendedores premiados posam para foto com certificados e lembrancinhas em mãos

CAE entrega IV Prêmio Top Empreendedor 2018

Cerca de 250 pessoas participaram do evento que premiou 45 empresas e empreendedores, o dobro …