Por Victor de Andrade Lopes
Com o apoio do jornal Granja News, a primeira camerata filarmônica da Granja Viana está prestes a crescer e cravar seu nome de vez na vida cultural da região. Com um time de aproximadamente 30 músicos, o grupo, formado por instrumentistas de sólidas formações, apresenta não só peças inesquecíveis da música erudita, mas também interpretações bem singulares de canções atuais.
A iniciativa é encabeçada pelo violinista Jean de Oliveira, que começou a estudar flauta doce aos 13 anos e depois foi para o que hoje é a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Depois, foi para a Sala São Paulo ter aulas com um professor da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Davi Carvalho e Aline Gois, dois dos parceiros de Jean nessa empreitada, acompanharam o violinista em sua entrevista com a equipe do Granja News. Davi, que conheceu Jean num concerto no Allianz Parque na final do campeonato brasileiro do jogo League of Legends, também é violinista e veio de Diadema, cidade que, segundo ele, tem apoio zero para a música. Passou um tempo afastado da música por problemas particulares, mas voltou com ânimo e logo foi chamado por Jean para integrar o projeto.
Aline, violoncelista, entrou na música em 2009, como percussionista. Passou pelo Projeto Guri, de São Paulo, e depois integrou a Orquestra Jovem de São Paulo. Hoje, é bacharel em música. Outros membros do grupo incluem o violinista Tiago Dias, o violoncelista Gustavo Fernandes e a contrabaixista Daniela Araújo. Ao todo, a camerata envolve mais de 30 músicos, tornando suas formações bem dinâmicas.
O repertório da camerata não se atém apenas a peças eruditas. “Focamos em várias coisas. Música erudita, toda camerata e orquestra toca”, diz Jean. Temas de filmes populares da atualidade, como Vingadores, ou de games fazem parte de uma setlist convencional do grupo.
Como muitos sabem, não é fácil viver de música no Brasil. “Mesmo músicos de grandes orquestras complementam a renda com aulas particulares e apresentações em eventos”, explica Jean. Assim, a camerata trabalha sempre com orçamento limitado. Já realizaram algumas campanhas e tentaram parcerias com marcas da região, sem muito sucesso. Hoje ensaiam em um pequeno escritório no Parque São George mantido com a renda de Jean. Existe uma campanha em andamento no site Apoia.se onde qualquer pessoa pode contribuir para o projeto, em troca de recompensas progressivas. Para ver a página da campanha, acesse apoia.se/filarmonica.
Para apoiá-la e ajudá-la a encontrar meios de ser financeiramente sustentável a ponto de renovar equipamentos e conseguir um local apropriado para ensaios, o jornal Granja News acreditou nos jovens e decidiu abraçar sua causa. A marca pretende agora explorar sua vasta rede de contatos para conquistar equipamentos e um espaço para a camerata. Fique ligado em nossas redes sociais para novidades vindouras!