Home / Carapicuíba / Diretoria da Fazendinha anuncia mudanças viárias nos acessos ao bolsão

Diretoria da Fazendinha anuncia mudanças viárias nos acessos ao bolsão

Por Victor de Andrade Lopes

A diretoria da Associação dos Moradores e Amigos da Fazendinha (AMAFAZ), bolsão residencial na região da Granja Viana em Carapicuíba, apresenta este mês um projeto de mudanças viárias para o local. Especificamente, o plano mudará os dois principais acessos ao bolsão (a portaria principal, no final da Avenida São Camilo e a portaria da Chácaras do Peroba, na divisa entre os municípios de Jandira e Carapicuíba) e prevê ainda a instalação de uma rotatória no cruzamento da Rua Oiapoque com a Estrada dos Pinheiros, onde está também a portaria principal do Residencial Euroville.

O projeto
portaria-principal_situac%c2%a6oa%c2%a6ao-proposta_3d_frontalNo caso da portaria principal, a mudança visa resolver um conflito viário causado pela confluência de duas vias de mão dupla no final da Avenida São Camilo, que são o  inicio da Avenida Santa Lúcia (Rua das Camélias) e da Estrada da Fazendinha, o que cria um cruzamento um tanto complicado para os veículos. Os trechos finais destas duas ruas, que contemplam o perímetro do bolsão, serão transformados em vias de mão única de modo que a Av. Santa Lúcia (Rua das Camélias) sirva apenas para entrada e a Estrada da Fazendinha, apenas para saída. Poucos metros adiante, as duas vias voltam a ser de mão dupla como atualmente.

portaria-principal_situac%c2%a6oa%c2%a6ao-proposta_3dCom esta mudança, as portarias finalmente terão uma entrada exclusiva para visitantes e outra para moradores, otimizando o fluxo destes últimos. A diretoria lembra, contudo, que não haverá impedimento para quem quiser adentrar o bolsão. Sendo ele uma área não-privada, os porteiros serão orientados para apenas controlarem os acessos, conforme dita a Lei Municipal e o decreto especifico do Bolsão da Fazendinha. Contudo, estão autorizados a abordarem os veículos e pedestres não residentes no bolsão, com registro de placas, questionamento quanto ao destino e, caso julguem necessário, acompanhamento até local.

portaria-peroba_situac%c2%a6oa%c2%a6ao-proposta_3d_frontalNa portaria do Peroba, a mudança é similar. O objetivo é criar uma entrada para moradores e outra para visitantes. Hoje, o local é uma estradinha de pista simples, mas é possível ampliar o sistema viário para que tenha uma saída e duas entradas, aproveitando trechos da Rua das Hortências.

Essa mudança se torna ainda mais necessária quando se leva em conta o grande e crescente fluxo de veículos que utilizam a Av. Santa Lúcia (Rua das Camélias) apenas como passagem, com a atual falta de controle colocando em risco a segurança dos moradores.

portaria-peroba_situac%c2%a6oa%c2%a6ao-proposta_3dAdicionalmente existe o problema da rápida deterioração do pavimento que não foi projetado para esse volume de tráfego e para caminhões de grande porte que além de danificarem o sistema viário, muitas vezes desrespeitam a legislação que rege o bolsão e despejam entulho e terra irregularmente. Para endereçar esse problema, em ambos os acessos, serão impostas restrições, já aprovadas pela prefeitura de Carapicuíba, limitando a passagem de caminhões de até dois eixos apenas.

A terceira intervenção prevista é a implantação da rotatória em frente ao Residencial Euroville, onde a Rua Oiapoque cruza com a Estrada dos Pinheiros. Por ser um ponto movimentado e de visibilidade reduzida, a rotatória, cogitada há anos, pode ser uma alternativa viável para definir preferências e aumentar a segurança. Confira os detalhes dos projetos nas imagens desta matéria.

Segundo informações da diretoria para o Granja News, para viabilizar o projeto, que já está aprovado em três secretarias municipais de Carapicuíba (Desenvolvimento Urbano e Habitação, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Transporte e Trânsito), será necessário contar com a colaboração financeira de todas as casas, condomínios e associações inseridas no perímetro do Bolsão da Fazendinha. Membros da AMAFAZ estão dialogando, desde o início de outubro, com representantes dos residenciais e moradores, para conseguir apoio ao projeto.

Na manhã do dia 22 de outubro, em reunião aberta, apresentaram o projeto aos moradores e proprietários, seguido de café da manhã. Para o dia 5 de novembro, está sendo convocada uma assembleia especifica, similar ao formato de audiência pública, para divulgação ao público da região. Nessa oportunidade, poderão opinar, aprovar ou desaprovar a execução do Projeto do Sistema Viário e Controle de Acesso do Bolsão Residencial Fazendinha. Nesta mesma data também ocorrerá a Assembleia Geral Ordinária, voltada somente para os integrantes do Bolsão Residencial Fazendinha, no qual eles pretendem conseguir a aprovação do projeto por parte dos moradores e proprietários, além de apresentarem a prestação de contas da gestão.

image001

A importância de uma diretoria atuante
A atual diretoria tomou provisoriamente a frente da AMAFAZ para resgatá-la e assegurar o formato de viver em respeito à natureza. Em quase um ano de atuação, conseguiram organizar as documentações da entidade, cadastrar das casas e loteamentos da Fazendinha, reavaliar contratos, aliviar a situação financeira da Associação e estabelecer um canal constante de diálogo com a Prefeitura de Carapicuíba.

Outra realidade que ameaça o local são as invasões de áreas verdes. A diretoria considera a Fazendinha como um importante “pulmão” para a cidade, já que 600 mil m² dos 3,5 milhões de m² que a formam consistem de áreas verdes.

Os membros, por iniciativa solidária e por acreditarem na verdadeira forma de aplicar a sua cidadania, não ganham salário e muito menos isenção do pagamento da contribuição mensal da associação. Ainda, eles doam objetos, serviços e tempo de lazer para atender a necessidades coletivas dos membros e funcionários do Bolsão. No intuito de propagar e comunicar a nova proposta de trabalho e gestão dos serviços da diretoria, esta realiza visitas semanais à prefeitura do município para fortalecer o canal de diálogo, algo notório para um país em que existe uma histórica distância entre o poder público e a sociedade civil.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Convenção Intrapartidária confirma candidatura de Marcos Neves à reeleição da Prefeitura

No dia 7 de setembro aconteceu a convenção intrapartidária que confirmou a candidatura de Marcos …