Indicador havia subido 2,7% em 2017
Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2018 as vendas do comércio para o Dia das Crianças aumentaram 2,2% quando comparadas aos resultados de 2017. Dessa forma, o indicador para a data comemorativa subiu novamente após ter sido de 2,7% em 2017. Em 2016 e 2015 as vendas nesta data haviam apresentado quedas de 4,2% e 3,4%, respectivamente.
Em comparação com as demais datas comemorativas do ano, o Dia das Crianças acompanha o maior otimismo do consumidor em suas compras, mesmo que em um ritmo menor.
A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.
O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas ao banco de dados da Boa Vista SCPC, cuja abrangência é nacional. Para este Dia das Crianças foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 12 de outubro de 2018, comparadas às consultas realizadas entre 1 e 12 de outubro de 2017.