Home / São Roque / Vereador Marquinho Arruda cobra fornecimento de bolsas de colostomia na Rede Municipal de Saúde

Vereador Marquinho Arruda cobra fornecimento de bolsas de colostomia na Rede Municipal de Saúde

Nos últimos dias, o Vereador Marquinho Arruda tem sido procurado por munícipes, pacientes da rede municipal de saúde, que não estão recebendo as bolsas de colostomia. Preocupado com a situação, o Parlamentar enviou Ofício questionando a Diretora de Saúde para que o fornecimento seja normalizado o mais breve possível.

O Vereador Marquinho Arruda comenta que é de conhecimento geral a utilidade de tais bolsas, que funcionam como uma exteriorização de uma porção do intestino grosso através da parede abdominal, para desviar o trânsito intestinal. Para quem utiliza algum tipo de bolsa, atitudes corriqueiras, como andar de ônibus, podem se revelar extremamente constrangedoras e embaraçosas, o que demanda suporte psicológico e emocional para quem se vê obrigado a conviver com essa realidade por conta de uma condição médica. “As bolsas podem chegar a R$ 15,00 por unidade e duram no máximo 24 horas — há pacientes que utilizam mais de uma por dia, inclusive. Não atendidos pela rede pública, vários desses pacientes adquirem as bolsas às próprias custas, o que totaliza, no mínimo, um gasto de R$ 450,00 mensais, que impacta diretamente no orçamento familiar dessas pessoas, evidentemente, que normalmente já precisam dispender recursos em outras necessidades ligadas ao seu quadro de saúde”, informa.

Indignado, o Vereador Marquinho Arruda fez uma série de questionamentos para a Diretora de Saúde no documento encaminhado, pois segundo ele, a maioria dos usuários de bolsa de colostomia, no entanto, não pode custear por conta própria esses itens, e são orientadas a se deslocarem até Sorocaba para adquiri-los gratuitamente. “É inadmissível que nosso município, gozando de saúde financeira muito superior à de cidades vizinhas, não tenha um Executivo com capacidade gestora suficiente para não submeter seus próprios cidadãos a tamanho constrangimento. Portanto, espero que o problema seja resolvido o quanto antes”, fala.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura convida população para audiência pública sobre a ldo 2027

A Prefeitura da Estância Turística de São Roque convida toda a população para participar da …

Skip to content