Home / Cotia / Vereadores de Cotia minimizam reportagem sobre situação de escola municipal

Vereadores de Cotia minimizam reportagem sobre situação de escola municipal

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1080623A Câmara de Cotia promoveu na tarde de ontem (11/4) a décima sessão ordinária de 2017. Após as formalidades, foi lido um projeto de lei que permite a isenção do pagamento de IPTU por parte de munícipes com doenças diversas (incluindo AIDS, tumores malignos, entre outros) que ganhem até quatro salários mínimos.

Antes da proposta ser comentada, contudo, os vereadores discursaram comentando uma reportagem recente da Rede Record (veja aqui) que denuncia o mau estado de uma escola de Cotia. Eles afirmaram, sem citar nomes, que uma das educadoras responsáveis pela denúncia teria ofendido a primeira dama Mara Franco em evento de distribuição de ovos de páscoa do Fundo Social de Solidariedade (veja aqui)

P1080626Tim (PMDB) informou que o salário da denunciante seria de R$ 7,5 mil e que estranhava a denúncia ser feita agora, após as eleições. Disse também não ser verdade que filho de vereador não estuda em escola pública.

Enquanto Edson Silva (PRB) assumia a tribuna, uma vendedora ambulante reclamou, da plateia, que guardas teriam levado as coisas dela e de algumas colegas. Marcinho Prates (SD), que presidiu a sessão, silenciou a moradora, exigindo que ela não se manifestasse e procurasse os meios apropriados. Com a intervenção de um guarda civil, ela voltou a se sentar, em silêncio.

Edson Silva
Edson Silva

Edson se disse favorável a uma greve parcial na rede municipal de ensino, mas não total, pois, segundo ele, ela prejudicaria principalmente as crianças e seus pais, que não têm onde deixar os filhos. Sobre críticas à ação do Fundo Social, Edson explicou que os ovos foram frutos de doações de empresários. “Não admito que uma educadora xingue a Mara [Franco]. Vamos descer do palanque, a eleição acabou!”, disse.

A vereadora Ângela Maluf (PV) parabenizou Mara pelo trabalho desenvolvido e pelo “olhar de mãe” e falou de dois convênios recentemente fechados: um para cursos do SENAI em Caucaia do Alto e outro para criar pontes “rurais” e melhorar os deslocamentos na região. A finalidade dos convênios, segundo ela, é melhorar as condições de trabalho dos agricultores da cidade.

Professor Osmar
Professor Osmar

Professor Osmar, na qualidade de professor, pediu desculpas em nome de sua categoria pelas ofensas dirigidas a Mara e lembrou que nem só do prefeito da cidade dependem as melhorias que o povo busca.

O líder do governo na câmara, Dr. Castor (PSD), chamou a reportagem de “política” e causada por “pessoas que não desceram do palanque”. Disse que o governo está cortando gastos e planejando novos projetos e pediu apoio para o projeto de isenção fiscal citado no início da matéria.

Tim
Tim

Depois dos discursos, foram lidas dezenas de indicações dos vereadores solicitando reparos e serviços diversos pela cidade.

Atualização em 17/4 – direito de resposta

No dia 14 de abril, a educadora Silvana Bezerra entrou em contato com o Granja News por meio de nossa página no Facebook reivindicando o direito de responder às afirmações dos parlamentares. Segue abaixo a mensagem enviada por ela:

“Gostaria de esclarecer os motivos da minha indignação e o porquê da denúncia a Record.Trabalho há 15 anos, como diretora no município de Cotia, desde que iniciei meu trabalho que cobro do órgão público, responsável pelo meu segmento profissional, que resolvam os problemas de nossas escolas. Lembrando durante os meus quinze anos de serviço e nos anos anteriores ao inicio do meu trabalho, o magistério trava com os governos, uma batalha árdua por condições de trabalho, que nada mais é do que arrumem nossas escolas. Todos estes anos não fizemos outra coisa se não blindar os governos, com festas para fazermos pequenos e médios consertos nas escolas, porém os remendos pedem reformas emergenciais. Elas foram feitas com matérias de péssima qualidade e de qualquer jeito. E desculpem, reforma a qual, passei anos reclamando, pedindo providências, chegando até mesmo a arriscar meu trabalho com reclamações e algumas vezes com discussões calorosas. Hoje a situação é caotica em muitas escolas o que nos impossibilita de continuar blindado o governo, pois nossas escolas estão nas condições apresentadas na reportagem e outras bem pior. Quanto a ofensa a primeira dama, não partiu da minha pessoa, apenas critiquei, com todo meu direito, a logística aplicada, visto não terem condições de atender a demanda de alunos. E continuo afirmando nem uma criança a menos. Quanto à fala da educadora que ganha 7,5 mil, desculpe não é o meu salário, ganho bem menos, quem me dera receber o salário afirmado, não precisaria trabalhar dàs 07:00 às 22:00 em dois empregos para sustentar meus filhos, porém é primordial que saibam tenho 25 anos de trabalho, e alguns benefícios atrasados e outros espoliados por ser funcionária pública estatutária, não faço jus ao FGTS. Gostaria de dizer aos nobres vereadores que estão se sentindo ofendidos com a fala do repórter, “QUESTINEM O MESMO”, apenas enfatizando que a pergunta feita por ele procede, pois não tenho na escola que trabalho o filho das autoridades referidas. ONDE A FALA DELE ESTÁ ERRADA? Ele não se referiu a ESCOLA PÚBLICA, Mas a escola MAÍSA APARECIDA RIBEIRO. Quanto ao famoso palanque tão referido, a mim não diz nada, visto sempre ter feito minha parte como cidadã, e as autoridades que estão no legislativo há mais tempo, sabe muito bem do que falo… No ano de 2011, após invadir a tribuna, solicitei na época ao Presidente da Câmara Paulinho Lenha o direito do Magistério falar e o mesmo agiu como sempre, com respeito a verdade.
Bem peço a gentileza da imparcialidade que deve ser habitual a imprensa. Grata SILVANA BEZERRA.”

Dr. Castor
Dr. Castor
Ângela Maluf
Ângela Maluf

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Câmara de São Roque concede Audiência Pública para apresentação da LOA 2022

Foto: Divulgação A Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque concede na próxima quinta-feira, …

Skip to content