Home / Cotia / Visitante faz viagem no tempo no Sítio do Mandú, em Cotia

Visitante faz viagem no tempo no Sítio do Mandú, em Cotia

sítio do mandú 1À primeira vista, Cotia encanta o visitante pelo clima bucólico, o verde exuberante de suas matas, animais silvestres e a preservação de monumentos, como a Igreja Matriz. Mas o município conta também com lugares históricos, entre os quais o Sítio do Mandú, doado em 1961 pelo então proprietário, Eduardo Kneese, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Naquele mesmo ano, o sítio de cerca de 300 anos foi tombado pelo instituto como patrimônio histórico nacional e em 2006 entregue à Prefeitura, que ficou responsável pela manutenção do local.

O enorme casarão construído século XVII chama a atenção pela arquitetura da época bandeirista. As construções, exuberantes para o período, visavam demarcar a ocupação do território, a produção rural e a segurança das vias de acesso à cidade.

A casa tem quatro quartos, duas varandas, uma em sua fachada, outra nos fundos e um quarto de hóspedes. Existe também uma capela na entrada, seguindo fortemente a cultura religiosa da época em que foi construída.

A técnica usada na construção foi a taipa de pilão. Para erguer uma parede era necessário montar uma forma com tábuas (chamada de taipais) e no seu interior era colocada uma mistura com terra úmida, areia ou argila, fibras vegetais, sangue de gado, crinas de animais e estrume.

Depois a mistura era “socada” com os pés ou um pilão e colocada nas formas.

O sítio provavelmente serviu como descanso para os viajantes, em sua maioria bandeirantes, que usavam o local como parada para descanso antes de retomar a viagem. Eles passavam pela região acessando antigas trilhas indígenas em direção ao interior e sul do país em busca do ouro, prata e diamantes.

A Prefeitura de Cotia começou a testar este mês um projeto piloto denominado  “A Escola vai ao Sítio do Mandú”, por meio do qual alunos da rede municipal fazem um turismo ecológico pelo local.

O sítio do Mandú é um dos raros espaços remanescentes das fazendas bandeiristas no Estado. O local é aberto ao público, porém é necessário agendamento prévio junto à Secretaria de Turismo. No passeio o visitante é acompanhado por um monitor. Agendamentos e informações pelo telefone 4614-2952.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia é a 1ª cidade da região a ter Núcleo de Atendimento às Pessoas Trans

Atendimento e aconselhamento especializado em saúde direcionado a este público será feito no SAE/CTA, a …

Skip to content