Home / Cultura / Arquitetura das Emoções Humanas: Artista plástica Fátima Marinho expõe na Livraria Francesa

Arquitetura das Emoções Humanas: Artista plástica Fátima Marinho expõe na Livraria Francesa

Exposição Arquitetura das Emoções Humanas, de Fátima Marinho, artista plástica e arteterapeuta, fica em cartaz na Livraria Francesa, em São Paulo, até 12 de janeiro de 2019

obra Penélope - Tecelagem Lírica
Penélope – Tecelagem Lírica
Nesta 8ª exposição individual, intitulada “Arquitetura das Emoções Humanas”, que foi aberta neste último sábado, 17, a granjeira e rotariana Fátima Marinho apresenta 22 obras, das quais seis inéditas, em que faz a interação do têxtil e da aquarela, utilizando como suporte o papel washi* e o linho para retratar emoções humanas presentes na narrativa do mito grego da Penélope, no musical de cinema a Bela e a Fera, na ancestral arte da tecelagem e no cérebro humano.

Formada em Artes Plásticas, com pós-graduação em História da Arte, Arteterapia e Neuropsicopedagogia, Fátima Marinho utiliza o seu conhecimento aprofundado da arte têxtil como um espaço terapêutico universal de sublimação e reconciliação das nossas pequenas tragédias humanas.

Em tempos em que a angústia, a frustração e ansiedade permeiam as relações da nova era digital, a artista apresenta a obra Penélope – Tecelagem Lírica (foto), um dos destaques da mostra, para fazer uma releitura moderna deste heroína mitológica que passa os dias tecendo um tapete para a noite desfazê-lo e assim sucessivamente enquanto aguarda o retorno de seu marido Ulisses, que está combatendo na Guerra de Troia, como prova de seu amor infinito.

Fátima Marinho presenteia os espectadores com uma Penélope alada, criada através de fios, nós e pérolas de seu vestido de lágrimas, representando a sua libertação do amor a Ulisses, e de suas emoções sentidas durante a ausência do amado como, entre outras, medo, solidão, saudades, desencanto e raiva. Inconscientemente, liberta destas emoções, Penélope tece novos projetos, novos sonhos a caminho de sua individuação e sobrevivência íntima, ou utilizando um termo mais atual, de seu empoderamento emocional.

Focada também no funcionamento do cérebro, a exposição traz a obra A Bela e a Fera, inspirada na canção principal deste sucesso do cinema internacional para abordar os sentimentos conflitantes, e a tela Emotivo Cérebro, que retrata o cérebro e seu sistema límbico, responsável pelo processamento das 156 emoções humanas até agora já catalogadas cientificamente.

Fátima Marinho, que é pós-graduanda em Psicanálise, utiliza-se em suas criações de elementos como cristais, bordados e papel de parede, equacionando legados antiquíssimos com os mais inovadores conhecimentos e tecnologias. Por meio das obras em exposição na Livraria Francesa, percebe-se que as artes visuais estão numa situação privilegiada para estabelecer articulações como o registro da história, narrativas, memórias e emoções humanas.

*Papel milenar de alta resistência e durabilidade, tombado pela ONU e patrimônio imaterial do Japão.

A artista Fátima Marinho falando ao microfone com um banner do Rotary ao fundo
Fátima Marinho
Biografia
Como Artista Têxtil, Fátima Marinho tem participado de exposições individuais e coletivas em várias galerias, ressaltando sua presença em 2016, no Carroussel du Louvre – Salon Internacional d´Art Contemporain – Paris. Em 2014, esteve na Feira Internacional de Arte em Sevilha-Espanha e, em 2017, na Galeria Aguirre – Argentina.

Está representada em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal, Suécia, EUA, Argentina e França.

É graduada em Artes Visuais, Pós-Graduada em Neuropsicopedagogia, Arteterapia e História da Arte, com Mestrado em Artes Visuais- USP.
Neuropsicopedagoga e Arteterapeuta, Pós-Graduanda em Psicanálise, atua em clínica em atendimento multidisciplinar para crianças, adultos e idosos com déficits cognitivos.

CONTATO COM A AUTORA: [email protected]
Serviço: Arquitetura das Emoções Humanas
Artista: Fátima Marinho
Onde: Livraria Francesa – Rua Barão de Itapetininga, 275, República – SP
Tel/Whats app: 11 3231 4555
[email protected]
Aberta até 12/01/2019
De Segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados das 10h às 13h
Entrada gratuita

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

participantes do desfile caminhando

Vargem Grande Paulista completa 37 anos com desfile cívico e militar

A cidade de Vargem Grande Paulista completou no dia 27 de novembro, seu 37º aniversário …