Home / Utilidade pública / Boa Vista: recuperação de crédito cai 4,1% em fevereiro

Boa Vista: recuperação de crédito cai 4,1% em fevereiro

O indicador caiu 0,6% no acumulado em 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou em fevereiro redução de 4,1% contra janeiro, de acordo com dados dessazonalizados. O indicador também apontou queda de 0,6% no acumulado em 12 meses (março de 2018 até fevereiro de 2019 frente aos 12 meses antecedentes). Na comparação com o mesmo mês de 2018 houve diminuição de 6,9%.

Em termos regionais, o acumulado em 12 meses apresentou alta apenas na região Sul (3,1%). Em sentido oposto, a região Centro-Oeste foi o principal desempenho negativo (-3,8%), seguido do Norte (-3,5%), Nordeste (-2,8%) e Sudeste (-0,2%).

Os últimos resultados do indicador de recuperação de crédito revelam o início de um processo de estabilização da inadimplência, após longo período de queda. Ainda assim, espera-se que com a diminuição da desocupação e evolução na renda, as famílias encontrem situação financeira mais favorável, que permitirá uma evolução mais consistente no indicador em 2019.

Metodologia
O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. Em janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Fachada do novo prédio da Câmara de Carapicuíba

Câmara de Carapicuíba realiza audiência pública sobre políticas para defesa das mulheres nesta quarta (17)

Evento acontece no dia 17 deste mês, a partir das 19h, no novo prédio da …