Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Câmara de Cotia
A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na noite de ontem (27 de setembro) uma sessão solene para a entrega dos títulos de cidadão cotiano aos advogados Tuca Miramontes (presidente da OAB de Cotia) e Marcel Machado Muscat. Além dos parlamentares e dos homenageados, estiveram presentes na sessão parentes e amigos dos novos cidadãos cotianos, além de Mariana Arteiro, Presidente da Comissão OAB Vai à Faculdade da subseção de Cotia e o Pastor Efigênio Pereira dos Santos, presidente do Instituto Unidos Pela Vida.
As homenagens aos dois estavam previstas em projetos de decreto legislativo aprovados pela Câmara. O decreto para Marcel Machado Muscate é o 3/2018. O homenageado foi estagiário concursado de algumas repartições públicas antes de assumir um posto no escritório da família, seguindo os passos do avô, seu ídolo profissional.
Em discurso, Marcel agradeceu a todos pela homenagem e disse acreditar que seu avô estivesse observando-o do céu e que sua tia tem sido sua guia ética e política. “Agradeço a sensibilidade de terem reconhecido o trabalho que tenho feito em defesa do estado democrático de direito”, declarou.Já o decreto homenageando Tuca data de 2016, quando a câmara ainda possuía outra composição. A propositura havia sido aprovada por vereadores que já não estão mais na casa, como Rogério Franco e Almir Rodrigues (atuais prefeito e vice-prefeito, respectivamente), além de Alcides Esquisito, Luis Gustavo Napolitano, Beto Rodovalho e Sérgio Folha.
Em discurso, Tuca se disse muito orgulhoso de ter seguido os passos dos pais e de ter podido levar o nome de Cotia para fora do município enquanto presidente da OAB da cidade.Falando em nome da Câmara, o vereador Fernando Jão (PSDB), também membro da OAB de Cotia, disse que “a advocacia está no DNA de vocês dois. Não foram vocês que escolheram a advocacia, foi o destino”. O tucano também convidou Tuca a considerar uma participação na OAB do Estado de São Paulo.
“Hoje tenho vergonha da OAB do estado, e a do Brasil nem se fala. Não se tem mais direito a ampla defesa; delação premiada virou prova incontestável, as conduções coercitivas são midiáticas; inquéritos que correm em segredo na Justiça são rapidamente divulgados pela Globo enquanto o advogado fica 15 dias aguardando liberação; enfim, o cliente já entra no tribunal condenado”, lamentou o vereador. “A OAB não pode mais ser conivente com isso. Ou então que se mude o Código Penal. Do jeito que está, não dá. O advogado não pode ser refém dessa situação imposta, não temos mais segurança jurídica para nada”, protestou Jão.Outros vereadores também discursaram em favor dos homenageados. Professor Osmar (PV) disse que os colegas escolheram uma profissão nobre que consiste em “defender o próximo” e lembrou que Jesus Cristo foi “o maior advogado que já pisou na Terra”, justificando a afirmação com o episódio em que ele defendeu uma prostituta do apedrejamento com a famosa frase “quem nunca pecou, que atire a primeira pedra”.
Edson Silva (PRB) e o presidente da câmara Paulinho Lenha (PSB) comentaram que Tuca já é um cidadão cotiano na prática devido ao tempo de residência na cidade enquanto que Marcinho Prates (SD) desejou a Marcel que continue sendo “essa pessoa que gosta de pessoas e que olha para as pessoas” e enalteceu Tuca por tratar ricos e pobres igualmente.Sérgio Folha, hoje secretário de habitação e presidente da câmara na época em que foi aprovado o decreto que homenageia Tuca, também elogiou o trabalho do advogado e lembrou que aqueles que atuam em cargos públicos são muito mais cobrados que os que estão na iniciativa privada.