Home / Cotia / Com feriados antecipados, UBS’s atenderão apenas agendamentos de vacina contra a gripe

Com feriados antecipados, UBS’s atenderão apenas agendamentos de vacina contra a gripe

 

 

Prefeitura de Cotia antecipou dois feriados e um ponto facultativo para essa semana. Drive-thrus desta quinta-feira (21/05) foram adiados para o dia 28/05

 

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cotia a vacinação contra a gripe acontecerá normalmente nos dias 20, 21 (feriados antecipados) e 22 de maio (ponto facultativo antecipado) para as pessoas agendadas nas quatro Unidades Básicas de Saúde que participam da Campanha de Vacinação. Nestas datas, as unidades de saúde funcionarão exclusivamente para atendimento das pessoas com agendamento prévio para serem vacinadas contra a gripe.

A antecipação de alguns feriados [veja abaixo] também provocou o adiamento dos drive-thrus de vacinação contra a gripe que aconteceriam na quinta-feira (21/05), a nova data será 28/05, em frente à Prefeitura, no Shopping Granja Vianna e em Caucaia do Alto e, a exemplo do que aconteceria nesta semana, a vacinação acontecerá até às 13h, ou até terminarem as doses, e as senhas serão distribuídas a partir das 8h. Só serão vacinadas pessoas de carro e que fizerem parte do público-alvo da campanha.

 

Quem deve se vacinar contra a gripe?

Todas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde devem receber a vacina contra a gripe. Fazem parte do grupo prioritário: Professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias), povos indígenas, adultos com idade entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência.

Também estão sendo vacinadas as pessoas idosas (a partir de 60 anos), profissionais da saúde, profissionais das forças de segurança, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e profissionais de transporte (motoristas e cobradores), trabalhadores portuários e portadores de doenças crônicas (não é necessário ter prescrição específica para vacinação, apenas confirmar que faz parte de programa de doenças crônicas do SUS ou prescrição para uso contínuo de medicamento relacionado ao tratamento da doença crônica indicada).

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde Assa, Atalaia, Caucaia do Alto e a Policlínica participam da campanha de vacinação mediante agendamento pelo telefone 4243-2017 (das 8h às 17h).

 

Feriados municipais e ponto facultativo antecipados

O prefeito de Cotia, Rogério Franco, baixou o Decreto 8.715/2020 que antecipou para o dia 20 de maio o feriado de Corpus Christi [11 de junho], previsto no III do artigo 1º da Lei Municipal 1.484/2009, e para o dia 21 de maio o feriado municipal do Dia de Nossa Senhora do Monte Serrate  – Padroeira do município [8 de setembro], conforme inciso IV do artigo 1º da Lei Municipal 1.484/2009.

O decreto também declara o dia 22 de maio como ponto facultativo nas repartições públicas municipais, com isso, só funcionarão os serviços essenciais, como saúde, segurança, assistência social e serviço funerário, nos casos em que houver necessidade de expediente, será instituído plantão a critério dos titulares dos órgãos municipais. O documento também revoga o ponto facultativo do 12 de junho desse ano, ponto que estava previsto no Anexo Único do Decreto 8.654/2020.

A medida foi tomada para diminuir a circulação de pessoas pelas ruas e fazendo uso do transporte público em mais uma tentativa de aumentar a taxa de isolamento social para impactar na diminuição do contágio pelo novo Coronavírus.

 

 

Foto: Vagner Santos

 

 

Sobre Hostmarx

Leia também

39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia é nesta terça-feira

  Reunião pode ser acompanhada ao vivo pela internet, na TV Câmara, a partir das …