Home / Trânsito e transportes / Confira o expediente do Detran.SP no Natal e Ano-Novo

Confira o expediente do Detran.SP no Natal e Ano-Novo

Departamento de trânsito fechará nos dias 24, 25, 29 e 31/12 e 1º/1; nos dias 26/12 e 2/1 unidades atenderão a partir das 12h

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) terá expediente diferenciado nas semanas de Natal e Ano-Novo. Em todo o Estado, as unidades do Detran.SP seguirão o calendário abaixo.

EXPEDIENTE NO FIM DE ANO
Datas Unidades Disque Detran.SP
NATAL
22 de dezembro sábado Abrem* Atende
24 de dezembro segunda-feira Fecham Não atende
25 de dezembro terça-feira Fecham Não atende
26 de dezembro quarta-feira Abrem às 12h Atende
ANO-NOVO
29 de dezembro sábado Fecham** Não atende
31 de dezembro segunda-feira Fecham Não atende
1º de janeiro terça-feira Fecham Não atende
2 de janeiro quarta-feira Abrem às 12h Atende

* Unidades que funcionam aos sábados
** Fechamento ocorre por causa de expediente bancário

Os postos Poupatempo terão a mesma escala de atendimento. Unidades do Detran.SP que funcionam junto às prefeituras ou delegacias podem seguir o expediente desses órgãos.

Desta forma, quem tem documento de habilitação ou veículo para regularizar ou retirar deve se programar antecipadamente para ir a um posto. Vale ressaltar que muitos procedimentos podem ser feitos eletronicamente, por meio do portal www.detran.sp.gov.br.

Serviços eletrônicos – O Detran.SP oferece 37 serviços online em seu portal www.detran.sp.gov.br. Na página, o cidadão pode fazer procedimentos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e PID), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultarmultas do próprio veículo e débitos de veículos de terceiros; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.

Licenciamento de veículos – Todo veículo, independentemente do número final de placa, estará irregular se circular a partir de 1º de janeiro de 2019 sem o licenciamento do exercício 2018 (cujo calendário obrigatório teve início em abril).

Portanto, para viajar tranquilo durante as festas de fim de ano, o condutor deve licenciar o veículo antes. Não precisa imprimir boleto, basta informar o número do Renavam para pagar a taxa do serviço, que custa R$ 87,38.

O licenciamento pode ser feito presencialmente nos postos do Detran.SP e do Poupatempo ou de forma eletrônica via sistema bancário (caixas eletrônicos e internet baking), com entrega do documento pelos Correios. Mas atenção: o prazo para recebimento via Correios é de sete dias úteis após a emissão.

Conduzir veículo com o licenciamento em atraso é infração gravíssima e rende multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação do proprietário e remoção do veículo ao pátio.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba entrega mais uma escola reformada na cidade

Emei Peter Pan será reinaugurada esta semana após obras de melhorias A Prefeitura de Carapicuíba, …