Em Jandira, vereador solicita abrigo para as pessoas em situação de rua
Marcio Oliveira demonstrou preocupação com a atual frente fria que atinge a região; em outro requerimento à Prefeitura, o parlamentar também cobrou a instalação de um departamento de “achados e perdidos” no antigo prédio do CADúnico, ao lado da estação de trem
O vereador Marcio Odair Nascimento de Oliveira (PSD), o “Marcio Oliveira”, apresentou dois requerimentos durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, dada em 04 de junho de 2024. Por intermédio do documento nº 283/24, o parlamentar solicitou à Prefeitura o retorno do projeto de abrigo para a população em situação de rua.
Como argumento, Marcio Oliveira chamou atenção para a forte frente fria que assola o estado atualmente. “Está chegando o frio e há alguns moradores de rua na cidade. O governo tem que atuar, tem que cuidar dessas pessoas, principalmente no frio, pois ele pode matar. Não é fácil! Só quem já dormiu na rua sabe como é”, pontuou o vereador em plenário.
Já o requerimento nº 282/24 aconselhou a instalação de um departamento de “achados e perdidos” no antigo prédio do CADúnico, no centro, ao lado da estação de trem. Para o autor, a ação deve facilitar a localização de pertences perdidos ou esquecidos.
Parlamentar cogita implantação da “Farmácia Solidária” em Jandira
Anderson Apolo, autor do requerimento à Prefeitura, explicou que a iniciativa deve promover a coleta e a distribuição gratuita de medicamentos na cidade; no mesmo dia, o vereador pediu ainda a implantação de um novo ponto de ônibus na Estrada Velha de Itapevi
Na 18ª Sessão Ordinária, ocorrida em 04 de junho de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento nº 278/24. Redigido pelo vereador Anderson Teixeira de Oliveira (Avante), o “Anderson Apolo”, o documento requisitou à Prefeitura a implantação do programa “Farmácia Solidária” na cidade.
Realidade em outros municípios, o referido programa promove a coleta e a distribuição gratuita de medicamentos para a população em situação de vulnerabilidade. Em geral, a coleta é feita junto a munícipes, farmácias e consultórios médicos e dentários. Já a distribuição dos medicamentos é feita diretamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). “Tal solicitação se faz necessária para atender à reivindicação de diversos munícipes, que estão fazendo questionamentos sobre a falta da modalidade de estabelecimento mencionada”, defendeu o parlamentar.
Na data, Anderson Apolo também colocou em votação o requerimento nº 277/24, pelo qual sugeriu a implantação de um ponto de ônibus na Estrada Velha de Itapevi, na altura do número 400. Como justificativa, ele assinalou a necessidade de um local apropriado para embarque e desembarque de passageiros na região.
Requerimento faz questionamentos sobre a instalação de Lotérica ou agência bancária no Jardim Gabriela
Proposto pelo vereador Fábio Betera, documento aponta que, apesar do número expressivo de comércios e habitantes, a região ainda não conta com serviços bancários; na data, o parlamentar também pediu a manutenção e a limpeza da Viela Paloma Carolina, situada na Vila Dolores Paschoalin
O requerimento nº 280/24 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 18ª Sessão Ordinária, realizada no dia 04 de junho de 2024. Colocado pelo vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o “Fábio Betera”, o texto pediu à Prefeitura informações sobre a possibilidade de instalação de Casa Lotérica ou agência bancária no Jardim Gabriela.
O requerente lembrou que o bairro tem um número expressivo de comerciantes e moradores, que precisam se deslocar até o centro para terem acesso a serviços bancários. “A instalação de uma unidade de Casa Lotérica e/ou agência bancária irá descentralizar e desafogar a demanda de serviços nas agências da região central do município, reduzindo as filas gigantescas”, acrescentou.
Na mesma sessão, Fábio Betera também assistiu à aprovação de seu requerimento nº 279/24, pelo qual indicou a execução de serviços de manutenção e limpeza na Viela Paloma Carolina, localizada na Vila Dolores Paschoalin. Segundo o parlamentar, a elaboração do pedido foi fundamentada nos alertas dos munícipes sobre a existência de buracos, lixo e entulho no local, que dificultam a passagem de pedestres.
Vereador jandirense pede procedimento cirúrgico ocular para a rede municipal de saúde
Léo da Feira, em seu requerimento à Prefeitura, discorreu sobre a necessidade de disponibilizar a vitrectomia, cirurgia que consiste na retirada de parte ou da totalidade do vítreo ocular de um paciente; em outro documento, ele também sugeriu a oferta de terapias alternativas, assim como medicina antroposófica e fitoterápica gratuita no município
A Câmara Municipal de Jandira aprovou dois requerimentos assinados pelo vereador Leandro José Moreau (PSD), o “Léo da Feira”, durante a 18ª Sessão Ordinária de 04 de junho de 2024. O documento nº 268/24 solicitou à Prefeitura a disponibilização do procedimento cirúrgico chamado vitrectomia na rede municipal de saúde.
Em sua justificativa, Léo da Feira frisou a importância da medida. “É um tipo de cirurgia ocular na qual o oftalmologista remove o vítreo, uma região do olho que pode ser acometida por diferentes patologias. […] O procedimento é rápido, indolor e seguro”, explicou o parlamentar.
Por sua vez, o requerimento nº 269/24 recomendou o oferecimento de terapias alternativas, assim como da medicina antroposófica e fitoterápica gratuita no município. Neste caso, o autor afirmou que o pedido partiu de alguns munícipes, que buscam tratamentos e medicamentos mais naturais.