Home / Carapicuíba / Conheça Prof. Batata, o vereador que nunca esqueceu da arte e dos artistas em Carapicuíba

Conheça Prof. Batata, o vereador que nunca esqueceu da arte e dos artistas em Carapicuíba

Aírton dos Santos, ex-secretário do meio ambiente da cidade, professor de arte na rede estadual e municipal de Barueri e acaba de assumir a vereança na câmara municipal de Carapicuíba. Emplacando alguns projetos que atendam e vislumbrem os anseios da comunidade.

Desde 1970, Aírton dos Santos, ou Professor Batata, brilha como um artista na cidade de Carapicuíba. Aos sete anos de idade mudou-se de Osasco, e por reconhecer que o governo local não incentivava produções culturais, sentiu a necessidade de se tornar autodidata e aprender por conta própria tudo sobre diversas formas de Arte.

Gabinete itinerante

Ainda na escola, montou grupos de teatro independentes, a fim de alavancar a questão cênica na cidade, assim como, criou Festivais junto à comunidade de Carapicuíba para fomentar ainda mais um mercado pouco apoiado pelos agentes públicos.
Na política, o atual vereador demorou a conseguir seu espaço. Desde do ano de 1992 pleiteava à vereança, mas a vitória só veio em 2020. No entanto, apesar do cansaço e insistência, Airton diz: “não desisti porque não queria abrir mão da causa artística”.
Professor de rede pública há 34 anos, comenta, ter ingressado na magistratura por uma necessidade financeira, afim de, cobrir os gastos com a universidade, entretanto, acabou “pegando o gosto” e incorporou a educação como um pilar de sua candidatura, juntamente com as questões ambientais e culturais.
“Não me vejo como um vereador, sou apenas um cidadão que está na câmara para discutir as questões da minoria”, relata o professor Batata, que iniciou o projeto Gabinete Itinerante, onde vai ao Calçadão da cidade para conversar com seu povo e ouvir suas queixas, “afinal, eu já fui eleito, não estou aqui pedindo votos, quero ouvir a população e atendê-los”, finaliza.

Revitalização de espaço urbano

Alguns dos projetos indicados e apoiados pelo Vereador Prof. Batata, na área cultural, são: Ó abre alas calçadão, EXPOSIÇÃO DE ARTES NA CÂMARA DE CARAPICUÍBA, Baú da leitura e o Programa Arte sem fome, o primeiro trata da exposição de obras e apresentação de artistas nos mais variados segmentos pelo calçadão da cidade buscando mostrar a produção cultural local, uma forma de auxiliar na visibilidade e despertar no poder público atenção e melhorias ao setor, assim fomentando também a importância da Cultura para o futuro turístico da cidade; já o segundo condiz um pouco com a proposta do primeiro pois ele entende que a arte deve ocupar os espaços onde é do povo de forma a contribuir e promover a educação cultural e novamente apoiar o setor no que tange sua visibilidade e diversidade que poucos conhecem no município; o terceiro tem por completo a identidade com seu perfil de arte-educador. É um baú que fica aberto na praça contendo livros para que as pessoas possam empresta-los ou até mesmo para adquiri-los para si, assim como deixar alguns outros, e gerar um ciclo de leitura. Por fim, o Programa Arte sem Fome, que visa apoio ao setor com auxílio emergencial durante o estado de calamidade pública, visto que o setor é um dos mais prejudicados com as restrições desde o início da pandemia, participa também apoiando a iniciativa do COMCUCA – “Conselho Municipal de Cultura” na campanha de arrecadação de alimentos para os artistas que vivem de sua arte e ficaram esquecidos durante a pandemia, neste, Batata tem feito arte em materiais reciclados para doar á campanha e ser utilizado de alguma forma que venha a incentivar a causa.

Baú da leitura

Ademais, na questão ambiental, o vereador Prof. Batata tem realizado mutirões de plantio e revitalização de áreas urbanas, tentando resgatar espaços tomados pelo entulho, com a ajuda da comunidade. Com isso, espera vislumbrar nas crianças, jovens e adultos a demanda da limpeza urbana e o cuidado com a natureza.

“O trabalho de conscientização ambiental tem que ser feito rápido demais, antes que os recursos hídricos acabem devido à poluição e o descuido”. Completa Aírton dos Santos.

Fotos: Divulgação

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Coletiva de Imprensa: Anúncios do Governo 09-04-2021