Home / Cotia / CONSEG de junho teve palestra sobre monitoramento e segurança privada

CONSEG de junho teve palestra sobre monitoramento e segurança privada

Por Victor de Andrade Lopes

p1070834O CONSEG (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite da última quinta-feira (2/6) sua reunião mensal. O encontro contou com a presença do representante da administração regional da Granja Viana, Marcelo Duarte; o delegado do 2º DP de Cotia, Fábio Pescarmona; a presidente do CONSEG, Maria Goreti; o comandante Rogerio Fernandes Carneiro, da Polícia Militar de São Paulo (PM); o classe distinta Cassiano, da Guarda Civil Metropolitana de Cotia (GCM); Cleto Mayer, representando o vice-prefeito de Cotia Moisés Cabrera; a presidente do CONSEG Alphaville Tamboré, Gislaine; e o palestrante Joaquim Domingues, da Associação Residencial e Empresarial de Alphaville (AREA), que palestrou sobre o serviço de segurança deles.

A presidente Maria Goreti iniciou a reunião lembrando a todos da cerimônia de formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), que aconteceria no dia seguinte. O delegado Fábio Pescarmona aproveitou para lembrar que o programa não consiste apenas em uma série de palestras, e que o trabalho é bem mais profundo.

p1070833O comandante Rogerio relatou que, com o apoio das guardas civis de Cotia e Carapicuíba, uma quadrilha que realizava roubos na Granja Viana (incluindo a Fazendinha) foi presa. “Isso requer esforço, investigação. Pelo menos uma quadrilha foi presa e desmantelada”, disse o policial. O classe distinta Cassiano, da GCM de Cotia, informou que as pessoas hoje têm redes sociais para informar possíveis ocorrências e que a corporação está pronta para servir.

Cleto disse que muitas pessoas não registram B.O.s ao serem roubadas, e que isso atrapalha a PM, “que fica sem embasamento para atuar”. Ele anunciou também que, naquele dia, o vice-prefeito Moisés havia ido a São Paulo buscar recursos para a segurança na cidade.

O delegado Fábio aproveitou a deixa para lembrar que vítimas às vezes até registram o B.O., mas o fazem apenas para poder depois entrar em contato com seguros e operadoras de telefonia móvel, sem se comprometerem a ajudar na investigação. Lamentou também o fato de muitos bandidos serem sistematicamente soltos pela justiça por variados motivos mesmo quando reincidentes.

p1070835Por fim, o palestrante Domingues proferiu suas palavras. Contou a história de Alphaville e da AREA. Contou que, em 2002, instalou três câmeras em Alphaville, “numa época em que não se falava tanto em câmera”. A partir de 2005, iniciou o que chamou de “revolução” e ampliou os serviços. “De 2005 a 2013, atraímos a atenção do Brasil e do exterior. Participamos de cinco documentários estrangeiros, o ultimo da Suécia”, contou. “Nossa proposta não é substituir as forças policiais, e sim ser um braço de ajuda em tempo real”, assegurou o profissional que trabalha no ramo da segurança desde 1977.

p1070839

Ao final, foram entregues diplomas de reconhecimento aos palestrantes. A próxima reunião do CONSEG será no dia 7 de julho, às 18h, na Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CIT de Cotia terá expediente nos dias 28 de março e 1º de abril, das 9h às 15h

A Secretaria da Fazenda de Cotia informou que o Centro Integrado Tributário (CIT) de Cotia …

Skip to content