Home / Carapicuíba / CONSEG Vila Dirce se reúne na Fazendinha

CONSEG Vila Dirce se reúne na Fazendinha

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

P1050556O Conselho de Segurança (CONSEG) da Vila Dirce, Carapicuíba, se reuniu na noite de ontem (24/2) na Fazendinha para discutir a violência na região. Esse CONSEG é geralmente realizado na igreja da Vila Dirce, mas foi trazido para a Fazendinha após mobilizações por parte de membros da associação de moradores.

Compuseram a mesa de discussões a vereadora Gilmara (PSC); o delegado Sérgio, do 2º DP de Carapicuíba; o presidente do CONSEEG Vila Dirce, Cinésio; o presidente do CONSEG da região central de Carapicuíba, Givaldo Galdino; e o secretário de segurança pública e controle urbano do município, Carlos Serafim.

Presidente Cinésio
Presidente Cinésio

Cinésio abriu as explanações reiterando a importância dos registros dos boletins de ocorrência, que são imprescindíveis para a geração das estatísticas que justificarão mais policiamento na região. O delegado Sérgio, por sua vez, alertou que não é o responsável pela área, mas prometeu levar os problemas relatados ao delegado competente. O secretário Carlos ressaltou que pontos escuros facilitam a ação de bandidos, e que esse locais devem ser devidamente iluminados para coibir a ação dos meliantes. Ele também disponibilizou o telefone de seu DP: 4181-2725.

P1050557Os moradores presentes (cerca de 15) aproveitaram para se queixar dos problemas de segurança que há no bairro. Alguns mencionaram uma casa da Rua Penha que promoveria festas agitadas em todo final de semana, dificultando o sono dos moradores e permitindo o uso de drogas ilícitas. Quanto a isso, o secretário Carlos disse que cabe à prefeitura fiscalizar e conferir se a casa tem alvará para promover tantas festas.

Aproveitando o assunto, ele comentou que o trabalho da polícia para coibir festas irregulares surte mais efeito quando é preventivo, e não repressivo. “Se uma viatura chegar numa rua fechada para um baile funk para tentar dispensar os participantes, eles serão recebidos a xingamentos, e podem começar a ter de disparar tiros de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Agora, se uma viatura já chega lá antes dos participantes, nenhum deles vai querer abrir seu porta-malas e ligar as caixas de som”.

Cinésio comentou também que a prefeitura está em negociação com a Secretaria de Segurança Pública para a construção de um 4º DP em Carapicuíba, perto do Helipark, e um outro terreno para a devida instalação da 1ª Cia. da PM, que até pouco tempo atrás ficava em um prédio alugado e pequeno, e hoje está em uma instalação provisória.

Moradores também questionaram a possibilidade da polícia entrar nos condomínios em casos de consumo de drogas e também quando pais emprestam seus carros para os filhos menores de idade passearem. Quanto a isso, Carlos explicou que é possível usar o disque denúncia, cujo anonimato livra o morador de algum possível mal-estar com o vizinho por tê-lo denunciado.

Vasco da Gama, um dos organizadores da reunião, lamentou a ausência de representantes da PM na reunião – ele afirma ter entrado em contato com o Capitão Souza Dias, que lhe teria informado que já estava em conversas com moradores da Fazendinha – de fato, o capitão se encontrou com alguns moradores há algumas semanas (veja mais aqui) e posteriormente deu retorno telefônico.

Secretário Carlos Serafim
Secretário Carlos Serafim
Vereadora Gilmara Gonçalves
Vereadora Gilmara Gonçalves

P1050562

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba realiza drive-thru para testagem de coronavírus

A Prefeitura de Carapicuíba realiza drive-thru para testagem de coronavírus em pessoas a partir de …