Home / Cultura / Conservação dos rios é tema de encontro promovido pela Ibema

Conservação dos rios é tema de encontro promovido pela Ibema

Educação ambiental: conservação dos rios é tema de encontro promovido pela Ibema

Promover a educação ambiental por meio de um importante debate: a conservação dos rios. Este foi o objetivo do primeiro encontro organizado pela Ibema com diferentes representações da comunidade de Embu das Artes – município sede de uma de suas unidades fabris. Na oportunidade, realizada no fim de janeiro, os participantes conheceram as práticas sustentáveis adotadas pela produtora de papelcartão e esclareceram dúvidas sobre o uso da água.

Hoje, o processo de gestão de água da Ibema é monitorado constantemente de acordo com os parâmetros requeridos pelos órgãos ambientais, com análises mensais da qualidade dos efluentes em atendimento a alguns critérios do decreto nº 8.468 artigo 16 – legislação analisada na íntegra semestralmente, junto com as exigências do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente.

“Na Unidade de Embu, a captação de água proveniente do rio Embu Mirim, é pré-tratada para a utilização no processo de fabricação. A água utilizada na produção retorna para o sistema emissário da SABESP somente após ter sido tratada, ou seja, devolvemos o efluente tratado com uma qualidade superior a água que captamos”, explica a analista de Meio Ambiente Nicole Pervelli Gonçalves.

Intercâmbio de experiências
A dinâmica do encontro, que abordou ainda a política de gestão de resíduos e os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pela companhia, consistiu no debate em pequenos grupos, por meio do compartilhamento de experiências positivas e do exemplo de práticas bem-sucedidas para o aproveitamento da água desenvolvidas em outras comunidades.
Os participantes também conheceram outras iniciativas fomentadas na comunidade local, e ainda, idealizaram novas possibilidades para aprimorar o aproveitamento do recurso, além das ações que cada um poderrá fazer que alcançar o objetivo de conservação dos rios.

“A síntese do debate servirá de base para as ações realizadas localmente, em parceria com as organizações presentes. Esperamos que este encontro celebre o início de uma maior aproximação com os habitantes da região e possibilite novas agendas, a fim de fomentar novos debates sobre outros temas importantes para o desenvolvimento socioambiental”, explica Clarice Battistelli, coordenadora de Responsabilidade Social da Ibema.

Sobre Hostmarx

Leia também

“3ª Caminhada Pela Cultura de Paz de Cotia” este ano será nacional

  Reuniões que antecedem a caminhada acontecerão remotamente, a partir do dia 26 de julho, …