Home / Política / Vereador Alexandre Pierroni declara que Depressão infantil é um problema de saúde pública

Vereador Alexandre Pierroni declara que Depressão infantil é um problema de saúde pública

Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de São Roque, durante Sessão Ordinária realizada na quarta-feira, dia 19/02, o Projeto de Lei nº 75/2019, proposto pelo Vereador Alexandre Pierroni, que institui a Campanha de Conscientização sobre Depressão na Infância e na Adolescência. O autor da propositura afirma que apresentou a Lei porque a Depressão Infantil está se tornando um problema de saúde pública, tendo em vista que os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são alarmantes.

Ao explicar para o parlamento a importância do Projeto de Lei, Alexandre Pierroni enfatizou que o número de casos diagnosticados de depressão na infância dobrou na última década. “Lamentavelmente no Brasil existem R$12 milhões de pessoas que sofrem de depressão, ou seja, cerca de 5.8% da população. De acordo com a OMS, o índice mundial de crianças de 6 a 12 anos com depressão passou de 4,5% para 8% nos últimos dez anos. Com esse apontamento elevado, é possível afirmarmos que a depressão está se tornando um problema mundial de saúde pública, acarretando assim no aumento dos índices de tentativas ou consumações de suicídios”, informa.

Alexandre Pierroni, que também é membro da Comissão Permanente de Saúde e Educação da Casa de Leis, ressaltou que os pais ou familiares precisam prestar atenção no comportamento das crianças e jovens. “A depressão possui inúmeros sinais, tais como isolamento social, falta de interação com os pais e amigos, sofrimento, entre outros. Esses fatores podem levar os pais ou responsáveis a procurarem ajuda especializada para tratar o quadro de depressão”, orienta.

Conforme pesquisas efetuadas pelo Alexandre Pierroni, a depressão pode ser atrelada a problemas emocionais graves durante a gestação, histórico familiar referente ao aparecimento de transtornos psiquiátricos, abusos sexuais e até mesmo excesso de cobranças. “As crianças podem apresentar dores de cabeça ou abdominais, diarreia, falta ou exagero no apetite, insônia, irritabilidade, agressividade ou passividades exageradas e crises de choro sem razão aparente”, comenta.

O Vereador Alexandre Pierroni afirma que o Projeto de Lei é importante para o município, tendo em vista que serve de ferramenta para orientar, debater e informar os são-roquenses sobre essa tão terrível doença. “A Campanha de Conscientização sobre Depressão na Infância e na Adolescência será realizada, anualmente, na segunda semana de maio e tem como objetivo ampliar a informação e o conhecimento referentes a depressão, falando quanto as suas causas, sintomas, meios de prevenção e tratamento, inclusive, incentivando a busca pelo diagnóstico”, alega.

O Projeto de Lei segue para sanção do Prefeito Claudio Góes.

Sobre Hostmarx

Leia também

CDHU libera 100 unidades habitacionais para Vargem Grande Paulista

    Vargem Grande Paulista vai ampliar a oferta de moradia popular. O prefeito, Josué …