Home / Cotia / Cotia ganha projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro

Cotia ganha projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro

Material será recolhido em 30 coletores espalhados pela cidade, processado e transformado em celulósica (papel reciclado)

 

A cidade de Cotia acaba de ganhar um projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro. A iniciativa faz parte de um programa firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, e a empresa Poiato Recicla (a inciativa contou com intermediação do Transition Granja Viana e do Site da Granja). Com isso, a cidade ganhará pontos para descarte de bitucas de cigarro. O material será recolhido pela Poiato Recicla e transformado em papel, que será fornecido para a municipalidade. Estão previstas a instalação de 30 pontos de coleta de bitucas de cigarro em pontos estratégicos da cidade.

As instalações já começaram e entre os principais pontos dos coletores estão: Paço Municipal, Centro Integrado Tributário, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Atalaia, Terminal Metropolitano, Terminal de Caucaia do Alto, Câmara Municipal, Hospital Regional de Cotia.

De acordo com o secretário Gustavo Gemente a coleta e reciclagem de bitucas de cigarro tem um grande viés ambiental, mas também trará reflexos na conscientização dos moradores e, por consequência, na saúde pública. “Sabe-se que uma bituca de cigarro contém cerca de nove mil toxinas, demora até 15 anos para se decompor e o cigarro é um dos principais causadores do câncer. Ao lado da coleta, vamos fazer campanhas antitabagistas e ações de conscientização sobre os impactos ambientais”, destacou o secretário.

O projeto de reciclagem de bitucas foi criado há seis anos, pelo empresário Marcos Poiato, e a estação de reciclagem, localizada na cidade de Votorantim, já reciclou mais de 30 milhões de bitucas. Com tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB), as bitucas são trituradas, submetidas à depuração dos componentes tóxicos e transformadas em massa celulósica (papel reciclado).

 

Fotos: Alexandre Rezende

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Trecho Oeste do Rodoanel deve ter movimento de 900 mil veículos durante Operação Dia do Trabalhador

Confira os horários de fluxo mais intenso durante este feriado   A concessionária RodoAnel Oeste, …

Skip to content