Home / Cotia / Cotia/SP- Governo de SP inaugura Residência Inclusiva para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Cotia/SP- Governo de SP inaugura Residência Inclusiva para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Com investimento anual de mais de meio milhão de reais, unidade atenderá pessoas com deficiência

Foto: Divulgação

A Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de SP, Célia Parnes, acompanhada da Secretária da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, inauguraram na manhã desta quinta-feira (10/06), a 2ª Residência Inclusiva, em Cotia, na região da Grande São Paulo. O novo espaço é destinado ao acolhimento de mulheres jovens e adultas, com deficiência e em situação de vulnerabilidade social.

“O acolhimento, respeito e dignidade são pilares das políticas sociais, garantindo a proteção e inclusão, sendo este o compromisso do nosso Governador João Doria, especialmente para a população em maior fragilidade”, destacou Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

O Governo de São Paulo investirá, anualmente, mais de R﹩ 540.000,00 na nova unidade, recurso destinado ao pagamento dos profissionais, despesas e manutenção do espaço. Com área de cerca de 120m² e ambientes acessíveis, a unidade com capacidade para 10 residentes contará com uma equipe de profissionais altamente qualificados para assistência social, acompanhamento psicólogo e cuidados diários.

“As pessoas com deficiência, neste caso específico, mulheres jovens e adultas, terão mais uma vez o acolhimento do Governo de São Paulo através da Secretaria de Desenvolvimento Social, garantindo saúde, alimentação, bons cuidados e um ótimo relacionamento nesta nova Residência Inclusiva”, completou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Sobre as Residências Inclusivas Estadualizadas

Criado em 2009, o programa Residência Inclusiva é um serviço de proteção social especial de alta complexidade voltado para o público jovem e adultos, acima de 18 anos, com deficiências leves ou moderadas, como síndrome de down e deficiência cognitiva, e que se encontram com o vínculo familiar fragilizado ou totalmente rompido.

Atualmente, o Estado de São Paulo conta com 85 Residências Inclusivas municipais e intermunicipais, distribuídas em 22 regiões: Alta Noroeste, Araraquara, Piracicaba, Campinas, Avaré, Grande São Paulo Oeste, Franca, Bauru, Botucatu, Grande São Paulo Norte, Mogiana, Itapeva, Barretos, Baixada Santista, Grande São Paulo ABC, São José do Rio Preto, Vale do Ribeira, Alta Sorocabana, Grande São Paulo Leste, Capital, Marília e Vale do Paraíba.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Com mais adesão, Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia realiza 2ª Café Axé no próximo domingo, 27

Foto: Divulgação Está marcado para domingo (27/06), a partir das 10h, o 2º Café Axé, …