Home / Trânsito e transportes / CPTM orienta usuários contra comércio ilegal nos trens e estações

CPTM orienta usuários contra comércio ilegal nos trens e estações

Objetivo é conscientizar os passageiros e combater o comércio ilegal nos trilhos

O comércio praticado por vendedores ambulantes representa o maior número de reclamações de passageiros pelo SMS Denúncia da CPTM. No primeiro semestre deste ano, foram 7.810 denúncias, 38% do total de mensagens enviadas à área de Segurança.

Para combater a prática, além de fiscalizar os trens e as plataformas, a Companhia está orientando os usuários a não comprar esses produtos e não fomentar o comércio dos ambulantes, colaborando assim para viagens mais rápidas e tranquilas, uma vez que alguns desses comerciantes causam atrasos na circulação segurando portas e danificando equipamentos.

As estações da Linha 8 Diamante: Palmeiras- Barra Funda, Lapa, Osasco, General Miguel Costa, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi, já contam as informações aos usuários. As orientações vão desde “Quem compra do ambulante é responsável pelo comércio ilegal! Não compre”; “Sem ambulantes, a viagem será bem melhor! Não compre” a “Viagem sem grito e sem sujeira! Não compre”.

Juntamente com as orientações estão os canais para que os usuários possam denunciar a presença de ambulantes nas composições. São eles:

· SMS-Denúncia – cel. 97150-4949: denúncias anônimas por SMS;
· Whatsapp CPTM – cel. 99767-7030: podem enviar vídeos, fotos e mensagens de texto;

Para facilitar a atuação da segurança, o denunciante deve descrever as características físicas do infrator, a mercadoria comercializada, o número do carro (vagão), a linha e a próxima estação. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, já foram realizadas mais de 20 mil retenções com cerca de 800 mil produtos apreendidos.

Com esse trabalho de conscientização, a CPTM espera obter a colaboração dos passageiros no combate ao comércio irregular e reduzir de forma significativa a prática nos trens.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Concessionária Rodoanel Oeste realiza ações informativas em Cotia, Osasco e Carapicuíba para esclarecimentos sobre obra no km 24

Intervenção em viaduto, em Osasco, terá duração de 180 dias e será executada em três …

Skip to content