Home / Tecnologia / Da publicidade à fotografia forense, conheça o trabalho de Eduardo Zocchi

Da publicidade à fotografia forense, conheça o trabalho de Eduardo Zocchi

Por Victor de Andrade Lopes

Fotos de músicos, mulheres, produtos, paisagens e esportes; workshops; tratamento de imagens e aulas dos mais diversos ramos da fotografia. Estas são algumas das atividades profissionais desenvolvidas pelo fotógrafo Eduardo Zocchi, que também atua como perito criminal.

Seus conhecimentos em fotografia já o fizeram ser procurado por veículos da grande imprensa. A Rede Record, por exemplo, já o entrevistou para comentar a autenticidade de uma foto polêmica de Lionel Messi, em que o jogador aparece com o rosto colado nos seios de uma mulher que não era sua esposa. Por ser perito profissional, Eduardo também é procurado para assinar laudos técnicos – é dele, por exemplo, um laudo que atesta a legitimidade de uma gravação telefônica utilizada como fonte de uma matéria da revista IstoÉ que trazia denúncias contra o então juiz Nicolau dos Santos Neto.

O primeiro contato de Eduardo com a fotografia veio para suprir uma dificuldade pessoal. “[Na escola] eu era um cara tímido e comecei a fotografar minhas colegas. Assim, eu mostrava as fotos para elas e conseguia puxar assunto. Umas das primeiras que fotografei foi a Bruna Lombardi, ex-aluna do meu colégio, tenho até hoje a foto que peguei com uma teleobjetiva em 1966.”

Eduardo entrou no mundo profissional aos poucos. Começou fazendo trabalhos de revelação e ampliação. Sua primeira foto profissional data de 1970, e ilustrava um outdoor da Coca-Cola na Rua da Consolação, em São Paulo. Chegou a trabalhar na agência Delta Propaganda, que tinha o Jockey Club como um dos clientes. Paralelamente, seguiu sua paixão pelas ciências exatas e graduou-se em física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, complementando a formação com uma extensão na Inglaterra. Mais tarde, ingressou na academia de polícia e tornou-se perito criminal em engenharia. “A polícia me chama, por exemplo, quando ocorrem incidentes com máquinas – os meus laudos servem para determinar se a falha foi mecânica ou humana.”

Além de atuar no mercado, Eduardo também ensina. Deu aulas de foto publicitária na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e na Impacta Tecnologia. Dá aulas também em seu estúdio, onde ensina fotografia submarina, forense, científica, pericial, publicitária e aérea.

Em seu espaço, Eduardo também faz books, ensaios e fotos publicitárias. Está acostumado a promover workshops in company para treinar funcionários de empresas que precisam de equipes capazes de tirar fotos de tipos muito específicos.

Além de atuar na captura das imagens, Eduardo também trabalha com o tratamento delas e faz retoques sob encomenda. “O cliente manda a imagem em alta resolução, eu faço um tratamento, e devolvo uma versão em baixa resolução. O cliente vai dando o feedback dele até que ela fique do jeito que ele quer, aí eu envio a versão em alta resolução”, diz.

Para entrar em contato com Eduardo, basta utilizar os telefones que seguem: 4551-2901 / 99933-8334 / (15) 3248-1731

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeito Marcos Neves sanciona lei das Startups em Carapicuíba de autoria do vereador Prof. Ladenilson

  Na última terça-feira, 5 de janeiro, o prefeito Marcos Neves (PSDB) sancionou a lei …