Home / Cotia / Defesa Civil de Cotia participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem

Defesa Civil de Cotia participa de oficina preparatória para a Operação Estiagem

Capacitação aconteceu na Escola de Bombeiros da Polícia Militar. Com período de seca, a incidência de queimadas é maior, além da baixa nos reservatórios de água

queimada consumindo vegetação em Cotia Integrantes da Defesa Civil de Cotia participaram da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) na Região Metropolitana, que aconteceu na Escola Superior de Bombeiros, em Franco da Rocha, na última semana. O treinamento foi ministrado por meio de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) e as Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) da Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Ambiental, SOMAR Meteorologia e Corpo de Bombeiros.

Todos os participantes receberam certificados de participação na oficina que visa a construção de uma rede de prevenção de riscos e de desastres no período de estiagem. Os agentes da corporação assistiram palestras sobre legislação, elaboração de plano de contingência para o período de estiagem, entre outros. Também acompanharam explanações sobre a Operação Corta-Fogo, Secretaria Estadual de Meio Ambiente; combate ao Aedes Aegypti no Estado pela SUCEN, fiscalização de queimadas e incêndios florestais pela Polícia Ambiental, interpretação de dados meteorológicos pela SOMAR Meteorologia, e formação regional de brigadistas pelo Corpo de Bombeiros, que ministrou aulas práticas.

“É importante que os agentes da Defesa Civil passem por reciclagem e capacitação para termos melhores condições de dar respostas efetivas em caso de alguma intercorrência. Parabéns a todos que participaram das oficinas”, disse o prefeito Rogério Franco.

No período de estiagem é mais comum os registros de queimadas. Como Cotia tem vasta área coberta por vegetação, fica mais vulnerável a este tipo de ocorrência. A prevenção começa com o apoio da população não queimando lixo e outros materiais, não jogando bituca de cigarro em área de vegetação, entre outros. Economizar água também é fundamental, já que os níveis dos reservatórios sofrem baixa neste período do ano.

A Defesa Civil atende pelo número 199 e Whatsapp 11 94325-0234.

Fotos: Vagner Santos

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

paula miranda da Asserttiva posa para foto na sede da empresa

Asserttiva abre suas portas na Granja Viana

Dona dos grandes treinamentos de coaching para empresas de destaque, a sede abriu seu office …