Home / Embu das Artes / Ecoponto: coleta de pneus impacta meio ambiente, saúde e economia

Ecoponto: coleta de pneus impacta meio ambiente, saúde e economia

2.2 mil toneladas de pneus já foram retiradas das ruas de Embu das Artes para reciclagem

Alex Natalino

Eco_1Responsável por já ter recolhido no município, desde 2014, cerca de 2.200 toneladas de pneus velhos e objetos derivados de borracha usados, o Ecoponto, empresa parceira da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, efetua a coleta desse material para encaminhá-lo à reciclagem, que dará origem à fabricação de outros produtos.

No local (rua Muni Steimberg, 140, Centro), moradores, borracharias, centros automotivos e empresas entregam pneus e emborrachados velhos, como tapetes de carros, solas de calçados, utensílios domésticos etc.

Depois de encaminhados para reciclagem, os pneus são triturados e processados, dando origem à matéria-prima de diversos outros objetos como calçados, cadeiras, tapetes, vasos de plantas, calçadas emborrachadas, pisos de quadras esportivas, grama sintética, combustível para indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha e dutos de águas pluviais.

E essa atividade resulta ainda em impactos importantes ao meio ambiente e à saúde. A retirada dos pneus das ruas e terrenos da cidade evita o amontoamento de lixo, reduz as chances de enchentes e poluição do solo, inibe a extração de recursos naturais e contribui diretamente para a saúde pública, no combate de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera na água acumulada dentro dos pneus descartados de forma irregular.

Outra área favorecida é a economia. No ano passado, o setor industrial gerou investimentos de quase R$ 108 milhões com reciclagem, criando cerca de 1,2 mil empregos indiretos e cumprindo a legislação.

Com ampliação da consciência e responsabilidade industrial, a retirada dos pneus para preservação ambiental tornou-se prática crescente em vários municípios. A Reciclanip, entidade criada por empresas do ramo pneumático para coletar e dar destinação correta aos pneus inservíveis (que não têm utilidade), aponta que até 2016 já foram recolhidos cerca de 4 milhões de toneladas de pneus no País, desde o início do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, implantado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

Mais informações- Ecoponto de Pneus
Endereço: rua Muni Steimberg, 140, Centro, Embu das Artes (atrás da loja BBB Outlet)
Dia e horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 16h30
Telefones: 4241-9652 ou 4704-1018

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Raposo Tavares terá desvio de tráfego para obras em viaduto

Lançamento de vigas em terceiro viaduto no trecho que está sendo duplicado em Sorocaba acontecerá …

Skip to content