Home / Carapicuíba / Escolas municipais de Carapicuíba superam meta do Ideb de 2017 e 2019
Rute, diretora da EMEF Nai Molina do Amaral

Escolas municipais de Carapicuíba superam meta do Ideb de 2017 e 2019

Fotos: Ana Caroline

As notas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ) das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Carapicuíba demonstram que todas as EMEFs melhoraram a cada ano.  Os resultados de 2015 foram divulgados pelo Ministério da Educação no início de setembro último. A prova é aplicada a cada dois anos e tem o objetivo de monitorar a qualidade do ensino brasileiro e propor melhorias.

Das seis EMEFs do município, duas delas superaram a meta prevista pelo IDEB.  As diretoras das EMEFS Noemy Silveira Rudolfer e Nai Molina do Amaral comentaram o êxito alcançado.

 

EMEF Noemy – Planejamento e Unidade

Darliza, diretora da EMEF Noemy Silveira Rudolfer
Darliza, diretora da EMEF Noemy Silveira Rudolfer

A professora Darliza Carvalho Biliati está a frente da direção da escola há oito anos e vê a conquista da nota 6.1, acima da meta de 2015 (5.6) e 2017 (5.9) como fruto da implantação do planejamento unificado nas HTPCs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo).

Segundo Darliza, todos os professores planejam juntos, distribuídos por série e ano e observam as habilidades e competência que precisam atingir. A partir desta unidade, adaptam as atividades às necessidades das crianças. “Colhemos o fruto do esforço de mais de oito anos procurando trabalhar em equipe, sempre”.

Notas e metas do IDEB – Noemy

ANO      2015      2017      2019

META    5.6          5.9          6.2

NOTA    6.1 (nota acima da meta de 2017)

 

EMEF Nai Molina  – Leitura Desde o Primeiro Ano

Rute, diretora da EMEF Nai Molina do Amaral
Rute, diretora da EMEF Nai Molina do Amaral

Rute Batista de Oliveira, diretora do Nai Molina desde 2015, elencou projetos desenvolvidos na escola que colaboraram no feliz resultado na nota do IDEB, de 6,2, acima da meta de 2015 (5.6), 2017 (5.9) e 2019 (6.1).

Um dos instrumentos mais importantes é o Projeto de Leitura, que possibilita ao aluno levar o livro pra casa e ler com os pais. Em sala de aula, ele conta a história pra os colegas. Esta prática melhorou a interpretação dos textos e desenvoltura na competência da leitura.

A diretora lembra que a Prova Brasil traz textos longos. “Saber interpretar é fundamental, por isso, aplicamos simulados em atividades bimestrais e diárias, desde o primeiro ano, familiarizando todos os alunos com o modelo de prova aplicado pelo IDEB”.

 Notas e metas do IDEB – Nai Molina

ANO      2015      2017      2019

META    5.6          5.9          6.1

NOTA    6.2 (nota acima da meta de 2017 e 2019)

 

A conquista de melhores notas do IDEB é um dos objetivos da Secretaria da Educação de Carapicuíba. A capacitação dos professores, por meio do Encontro de Formação Continuada, é uma ferramenta fundamental para garantir o comprometimento dos professores com o conteúdo curricular.  Programas desenvolvidos por meio de convênios com o Governo Federal, como o Mais Educação, que propicia o contra turno, mais três horas de aula para alunos em dificuldades de aprendizagem, por meio de atividades lúdicas, que envolvem esporte, arte e música e o PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), que capacita professores do 1º ao 3º ano, visando garantir a meta de alfabetizar as crianças aos 7 anos, são muito importantes nesse objetivo.

Outras ações, como aumento de vagas desde a educação infantil, melhoria das escolas com reformas e ampliações, criação de salas de recursos especiais, informática, biblioteca e brinquedoteca; cuidados especiais com a alimentação escolar, entrega gratuita de uniformes e materiais didáticos desde 2010, implantação de aulas de Arte, Musicalização e Educação Física no Ensino Infantil, garantia do direito aos professores de terem um terço da jornada de trabalho para atividades extra-classe, colaboraram para os bons resultados.

O prefeito Sergio Ribeiro, afirma que “a educação é a prioridade da nossa Administração. Os resultados da Prova Brasil, são fruto de um grande esforço. Ainda temos muito a alcançar, mas este resultado é a certeza de que estamos no caminho certo. Parabéns aos professores, profissionais da Educação e alunos”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba realiza “Aulão do Enem” no dia 6 de novembro

Foto: Divulgação No sábado, 6, a Prefeitura vai realizar o “Aulão do Enem”, no Plaza …

Skip to content