Home / Cultura / Estações Pinheiros, Luz e Franco da Rocha da CPTM recebem mostras fotográficas do Senac São Paulo

Estações Pinheiros, Luz e Franco da Rocha da CPTM recebem mostras fotográficas do Senac São Paulo

Exposições ficarão em cartaz de 2 de julho a 1º de agosto

A partir de segunda-feira (2/7), a CPTM recebe três mostras fotográficas do Senac São Paulo. As exposições “Claro e Escuro”, “Moradia” e “Difusão” ficarão em cartaz nas estações Pinheiros (Linha 9-Esmeralda), Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e Franco da Rocha (Linha 7-Rubi), respectivamente.

Os trabalhos expostos são resultado da produção de alunos do curso Técnico em Processos Fotográficos, ministrado no Senac Lapa Scipião. Cada um dos três projetos podem ser vistos separadamente nas estações da CPTM até o começo de agosto.

As imagens retratam desde os padrões de beleza, ao abordarem as cicatrizes que estereotipam as mulheres, até as diferentes formas de se representar um lar, através do olhar dos fotógrafos. Além disso, a Festa de Carpição, cujo objetivo é celebrar a vida e o sustento, também faz parte dos temas representados.

A iniciativa tem o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Serviço: Mostras Fotográficas Senac São Paulo
Data: de 02/7 a 01/8

“Claro e Escuro” – Estação Pinheiros
A mostra conta com oito fotografias que abordam as cicatrizes que estereotipam as mulheres, debatendo sobre os padrões de beleza através de contrastes entre luz e sombra. A exposição exibe a diferença entre a realidade que essas mulheres vivem e a maneira como a sociedade as enxerga. As imagens ficarão disponíveis próximas às escadas de acesso às plataformas de embarque.

“Moradia” – Estação da Luz
Nesta exposição, os fotógrafos retratam os diferentes conceitos que a palavra “lar” pode ter. Nas dez imagens exibidas, são abordados diversos tipos de moradias, desde a habitação de transexuais sobre um viaduto na capital paulista, até a casa de pessoas que vivem sozinhas e aquelas que possuem famílias grandes. A mostra ficará disponível no saguão principal da estação, próximo as bilheterias.

“Difusão” – Estação Franco da Rocha
Com dez imagens, a mostra “Difusão” exibe a Festa de Carpição, que se constitui em um evento católico que celebra a vida, a terra e o sustento. Através da celebração, o povo que cultiva a fé por mais de 270 anos, é cativado e permanece fiel em suas crenças. A exposição também aborda as influências que diversas culturas receberam ao longo do tempo, a exemplo dos indígenas, que mesmo cultivando seus rituais, adquiriram características de diversos costumes.

Grátis para usuários

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Abertas as inscrições para workshop, palestras e oficinas gratuitas em Cotia

Estão abertas as inscrições para diversas oficinas, workshop e palestras culturais que acontecerão durante o …

Skip to content