Home / Cotia / Inscrições abertas para oficinas gratuitas voltadas para o cinema

Inscrições abertas para oficinas gratuitas voltadas para o cinema

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Cotia, por meio de uma parceria com o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), na Biblioteca Batista Cepelos. No dia 5/11 tem a oficina “Transformações da Retomada – O Cinema da Retomada aos dias de hoje” e, no dia 27/11, “De Carmen Miranda à JK: uma introdução às chanchadas”.  As inscrições podem ser feitas diretamente na biblioteca ou pelo telefone 4616-4565. As vagas são limitadas e para participar é preciso ter idade a partir de 16 anos.

A oficina Transformações da Retomada será ministrada por Bruno Cucio, e buscará promover a discussão entorno do cinema nacional, a partir do começo dos anos 90. Explorando as inovações estéticas que os cineastas encontraram no período da Retomada do Cinema Brasileiro até a atualidade e as transformações no contexto sócio político cultural.

Já o oficineiro Leandro Afonso ministra o tema De Carmen Miranda à JK e fará uma introdução às chanchadas em um breve apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se aproximou de uma indústria. Um período que tem ecos nos anos 1920, seus primeiros passos mais firmes nos anos 1930 e vai até o início dos anos 1960.

Serviço

Inscrições para oficinas gratuitas

-Transformações da Retomada – Cinema da Retomada aos dias de hoje

-De Carmen Miranda `JK: uma introdução às chanchadas

Local de inscrição: Biblioteca Batista Cepelos (av. Prof. Manoel José Pedroso, 1147, Parque Bahia) ou pelo telefone: 4616-4565

Vagas limitadas

Indicação: ter idade a partir de 16 anos

Datas das oficinas

5/11 – 18h às 21h: Transformações da Retomada – Cinema da Retomada aos dias de hoje

27/11 – 18h às 21h: De Carmen Miranda `JK: uma introdução às chanchadas

As oficinas acontecerão na Biblioteca Batista Cepelos

 

Sobre os oficineiros

Bruno Cucio é graduado pela FAAP em Cinema, mestrando do departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo em Para’í (2017), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes. Dirigiu o curta-metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba.

 

Leandro Afonso é graduado em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) e do Instituto de Cinema (InC). Pesquisa mise-en-scène, história do cinema, gêneros cinematográficos, cinema independente, cinema brasileiro e cinema latino-americano. Diretor dos curtas ‘Nunca Mais Vou Filmar’ (2012), ‘Lara’ (2013), ‘Habeas Corpus’ (2014) e ‘Argentina, Me Desculpe’ (2015). Em pós-produção de primeiro longa, ‘Tio Bruno’ (2020).

 

Sobre Hostmarx

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba abre inscrições para oficinas de canto

A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu inscrições para …