Home / Carapicuíba / Moradores discutem problemas de fornecimento de energia na Granja
Foto: Victor de Andrade Lopes

Moradores discutem problemas de fornecimento de energia na Granja

Por Victor de Andrade Lopes

Foto: Victor de Andrade Lopes
Foto: Victor de Andrade Lopes

Um grupo de moradores mobilizados pela página do Facebook “Energia na Granja” se reuniu na manhã do último domingo (15/3) para discutir os problemas de energia elétrica na região da Granja Viana. O encontro aconteceu no Recanto Inpla, em Carapicuíba, e reuniu representantes de seis condomínios, incluindo residenciais de Cotia e Embu das Artes, além da reportagem do Granja News, que compareceu com exclusividade.

A reunião acontece após vários moradores se indignarem com os problemas de falta de energia no início deste ano (veja matéria de capa sobre o assunto em nossa edição de janeiro de 2015 aqui: https://granjanews.com.br/novo/index.php?q=node/8305). A indignação só aumentou quando se constatou que as contas de luz informam um número de horas sem luz por mês bastante inferior à realidade.

Fábio Sanchez, um dos organizadores do encontro, afirmou que o Ministério Público de Cotia está com um processo relacionado ao assunto desde 2010, e o órgão vem desde então coletando reclamações de moradores. Um morador do Parque das Artes, na divisa de Embu das Artes com Cotia, disse que seus vizinhos conseguiram na justiça que a concessionária AES Eletropaulo pagasse multa para cada dia em que a energia faltasse por mais de meia hora.

Para combater o problema das discrepâncias entre os dados de falta de energia apresentados nas contas de luz e os dados coletados pelos moradores, os participantes debateram a possibilidade de usar aparelhos para medir os períodos sem luz e poder confrontar os dados da concessionária de maneira tecnicamente embasada.

Outro problema tratado na reunião foi o da logística aparentemente falha da empresa. Desde o início do ano, houve casos de ruas que ficaram mais de um dia inteiro sem energia, aguardando a visita de uma equipe técnica, apenas para ver os funcionários resolverem o problema em questão de minutos, pois bastava religar uma chave. Sobre isso, foi informado que a Eletropaulo trabalha com algoritmos, e que o ideal para se agilizar um atendimento é que todas as casas de um residencial, e não apenas a portaria, liguem para o 0800 da empresa ou enviem um SMS para 27373 com a palavra “luz” e o número da instalação elétrica da casa. Com isso, a empresa registra um número de reclamações maior e dá prioridade ao atendimento no local afetado.

Para enfrentar os problemas, os participantes concordaram em manter um monitoramento da falta de energia na região; mobilizar vereadores e deputados estaduais dos municípios envolvidos para que os mesmos ajudem a pressionar a AES Eletropaulo para que ela preste um serviço melhor; e informar os demais veículos de comunicação locais sobre os problemas e as medidas a serem tomadas.

Fábio informou que ele e outros moradores estiveram reunidos com representantes da Eletropaulo em 12 de fevereiro. Na ocasião, foram atendidos pelo engenheiro, Darcio Dias, que culpou as árvores pelas constantes quedas de energia na Granja. Contudo, ele disse que a concessionária não tem nenhum plano especial para atender aos problemas específicos da região.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Rodrigo Rodrigues e Roberto Lamari posam para foto lado a lado no restaurante Tantra

Instituto Data Alpha de Pesquisas aproxima empresas e candidatos dos desejos do público

Por: Victor de Andrade Lopes   Quem depende de aprovação do público precisa estar constantemente …