Home / Cultura / “Não sou minha deficiência, apenas tenho ela”, essa é a mensagem de Mila Poci para aqueles que a resumem por ser uma pessoa com nanismo

“Não sou minha deficiência, apenas tenho ela”, essa é a mensagem de Mila Poci para aqueles que a resumem por ser uma pessoa com nanismo

Semana passada houve a celebração do Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo e relembrou a comunidade da importância de respeitar a diversidade

Por Victoria Cattony

Fotos: Bruna Santos

“Nanismo é um transtorno que se caracteriza por uma deficiência no crescimento, que resulta numa pessoa com baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo.[…] Pode afetar mulheres e homens indistintamente que, salvo raríssimas exceções, mantêm a capacidade intelectual preservada e podem levar vida normal e de boa qualidade. Em muitas situações, porém, as pessoas com nanismo são obrigadas a lidar com o preconceito e a discriminação social e a contornar as dificuldades de acesso em ambientes preparados para receber pessoas mais altas. Por isso, muitas vezes, precisam de ajuda para realizar tarefas simples, como utilizar o caixa eletrônico,  e transporte público, por exemplo, e alcançar os produtos nas prateleiras de supermercado”, assim define o médico, cientista e escritor, Drauzio Varella em seu site.

Billy Barty, ator e ativista norte-americano, que possui a deficiência, lutou e ficou conhecido por sua batalha em busca dos direitos das pessoas com nanismo. Em homenagem a essa ilustre figura, o dia de seu aniversário foi o escolhido para representar a vitória de uma das disputas na guerra contra a discriminação. Sendo assim, 25 de outubro marca o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo. Há 4 anos, entrou em vigor a lei que institucionalizou a comemoração.

“É muito legal ver que a luta vem tomando forças nesses últimos tempos. Na verdade, isso é uma ponta do iceberg, não é um começo e sim um resultado de anos e anos de batalha de todos nós. Nosso trabalho é de formiguinha, mas temos que dar a visibilidade necessária para que entendam que estamos aí para conviver, viver e contribuir”, comenta Mila Poci, atriz e palestrante, que possui nanismo. Ela conta que as associações que conquistaram essa vitória, são muito acolhedoras e divertidas, principalmente quando ocorrem reuniões.

Devido a deficiência, as pessoas com nanismo possuem determinadas limitações físicas e clínicas, além de algumas dificuldades decorrentes da condição de saúde, como percalços na constituição da mandíbula e do sistema respiratório, dentre outros. No entanto, nenhuma dessas situações podem interferir no julgamento quanto às capacidades dos indivíduos. 

O desrespeito é o mais recorrente dos preconceitos dirigidos aos indivíduos com nanismo. Mila explica que isso é o pior de tudo que passa, uma vez que não se sente encarada como uma igual perante o outro, apesar de sua estatura ou suas dimensões não dizerem muito a seu respeito. Para a palestrante, a pessoa com deficiência não deve ser definida por isso e sim por suas habilidades e serviços.

“Sou palestrante e não falo disso. Um amputado não é uma perna que falta, ele é todo o resto do corpo”, compara Mila, que aborda em suas apresentações a necessidade de se ter senso de humor e lidar com as situações do cotidiano com mais leveza, para não se deixar abalar com toda a crueldade do destino. 

Ela inclui também, que termos como “anão” e “pessoa pequena” não cabem mais no vocabulário cotidiano, uma vez que carregam um estereótipo que não condiz com a realidade. Palavras assim, quando utilizadas de mau gosto, podem trazer consequências negativas para quem as recebe. Em contrapartida, todo o ataque proferido, os transforma em sujeitos extremamente resilientes que estão dispostos a tudo para buscar seus direitos.

Por fim, Mila deixa um recado para todos que ainda carregam preconceitos: “Abra sua mente, e seja como uma criança, busque conhecer sem um julgamento prévio. Procure se desarmar e encarar o outro sem medo. O mundo é muito rico de experiências para nos limitarmos”, finaliza.

 

Mila Poci

Whatsapp: (11) 9 9291 2359

Instagram: Mila Poci Cabral

Email: milapoci@ibest.com.br

Site:

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba lança o programa Farmácia Viva

A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza no dia 17 de …

Skip to content