Home / Cotia / Ônibus de Cotia poderão parar fora dos pontos à noite, aprova câmara
Foto: Victor de Andrade Lopes

Ônibus de Cotia poderão parar fora dos pontos à noite, aprova câmara

Por Victor de Andrade Lopes

A Câmara Municipal de Cotia promoveu sua 21ª sessão ordinária na manhã de terça-feira (21 de junho), após duas sessões seguidas serem canceladas por falta de quórum. Como de praxe, diversas moções e homenagens foram aprovadas. O atual presidente da Associação de Moradores do Parque Alexandra e seus predecessores; o atleta e nutricionista Reinaldo Abunasser “Tubarão” Bassit; a deputada federal Mara Gabrilli; a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Cotia – Central; e o bispo Paulo Sergio da Silva foram os agraciados da semana.

Um dos principais projetos aprovados foi a lei nº 16/2015, que autoriza os motoristas do transporte público de Cotia a pararem fora dos pontos a partir das 20h, para que os passageiros possam desembarcar mais próximos aos seus locais de destino e fiquem menos sujeitos à ação de meliantes. O texto prevê restrições somente em locais de paragem proibida. Alguns vereadores subiram à tribuna para ressaltar a importância da medida.

Outros projeto aprovado foi a Lei Complementar nº 11/2016, que afeta diretamente os agentes de trânsito e da defesa civil do município: agora, eles atuarão sob o regime 12/36, ou seja, trabalharão 12 horas seguidas e descansarão outras 36. Diversos vereadores discursaram em defesa da proposta, elogiando o trabalho dos funcionários e chamando a atenção para o fato de que eles tinham de trabalhar 24 horas seguidas, o que os deixava sobrecarregados demais para ofícios tão delicados. Foi aprovada também a reorganização do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Dentre os textos lidos, estiveram a proposta de inclusão da Semana dos Evangélicos, realizada anualmente, no calendário oficial de Cotia, de cujo processo o vereador Marcos Nena pediu vistas. Foram anunciados os vetos, por parte do prefeito Carlão Camargo, ao projeto de lei que criava postos de atendimento veterinário gratuito para pessoas de baixa renda, por falta de condições financeiras, e ao projeto que ampliava o prazo da licença paternidade aos funcionários públicos da cidade.

A sessão foi marcada pela presença do campeão sul-americano de MMA, Gustavo dos Santos. Segundo o vereador Tim, o lutador teria pedido ajuda financeira à prefeitura para representar Cotia em um campeonato no Japão, mas como não foi atendido, viajou com a ajuda de outras cidades. “Foi aprovada em 2014 uma lei que obriga a prefeitura a ajudar atletas que vão atuar fora do estado de São Paulo, então vamos encaminhar um pedido à Secretaria de Esportes pedindo ajuda”, disse o parlamentar.

A sessão, que se estendeu por quatro horas e meia, foi finalizada sob protestos de representantes da categoria dos perueiros, que aguardavam atendimento por parte dos parlamentares.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Apae Cotia ganha Laboratório de Tecnologia e Informática, que atenderá cerca de 100 crianças e jovens da região

Iniciativa é fruto de parceria com o Instituto Educ360°, com o objetivo de capacitar e indicar …

Skip to content