Home / Carapicuíba / Oportunidades de emprego movem candidatos a Etecs e Fatecs
estudantes manipulando maquinário
Foto: Gastão Guedes

Oportunidades de emprego movem candidatos a Etecs e Fatecs

Inserção e ascensão no mundo profissional são metas dos aprovados nos processos seletivos do Centro Paula Souza

estudantes manipulando maquinário
Foto: Gastão Guedes
O sucesso na carreira profissional é o principal objetivo dos jovens que buscam vagas nos cursos técnicos ou superiores tecnológicos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, de acordo com o Relatório Socioeconômico do primeiro semestre de 2019. O levantamento é preparado e divulgado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos do Centro Paula Souza.

Dos aprovados no último Vestibular, 26% afirmaram que escolheram o curso por terem interesse na área e 25,6% optaram pela Fatec por acreditarem que terão melhores oportunidades de emprego. No caso do Vestibulinho, Etecs, 30,4% dos ingressantes buscam melhorar o desempenho profissional e 28,6% desejam ascender no mercado de trabalho.

Mais uma vez, os internautas marcaram presença nos exames. Segundo o relatório, 96,8% dos aprovados do Vestibular e 95,8% dos selecionados pelo Vestibulinho têm acesso à internet em casa. No entanto, grande parte dos ingressantes tomam conhecimento dos cursos à moda antiga: 35% ficaram sabendo do processo seletivo por meio de amigos.

Tanto nas Escolas Técnicas quanto nas Faculdades de Tecnologia, a maioria dos aprovados é oriunda da rede pública de ensino – 78%nas Fatecs e 70,8% nas Etecs. Nos dois casos, a soma da renda das famílias da maior parte dos jovens selecionados é de um a cinco salários mínimos (82,8% para Fatecs e 89,7% para Etecs).

Dos ingressantes nas Fatecs, 57,4% estão cursando o Ensino Superior pela primeira vez.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Câmara quer aplicação de multa para quem cometer trote junto aos serviços de emergência

Projeto de Lei segue agora para avaliação do prefeito Marcos Neves A Câmara Municipal, sob …