Home / Cotia / Perigo: Cooperativa de Cotia registra aumento de máscaras e luvas no material reciclável

Perigo: Cooperativa de Cotia registra aumento de máscaras e luvas no material reciclável

 

Especialista da vigilância sanitária alerta para o risco de contaminação de outras pessoas e para os danos ambientais quando estes itens não são descartados corretamente

 

Desde meados do 1º semestre de 2020, os brasileiros são obrigados a usar máscaras fora de suas casas como forma uma das formas de evitar a contaminação pelo coronavírus. E é exatamente deste período para cá que a cooperativa Coopernova Cotia Recicla tem notado a presença de máscaras e luvas entre os recicláveis. Nos últimos meses, o aumento foi bastante expressivo colocando em risco a saúde de quem faz a coleta do material, dos cooperados que o recebem e fazem a separação dos itens.

A responsável pela Cooperativa, Marly Monteiro, disse que teme por sua saúde e dos cooperados. “Isso [luvas e máscaras no material] nos preocupa, porque sabemos que acarreta problemas de saúde e tem risco de contaminação para todos nós e para nossas famílias”, disse. “Tudo vai para o rejeito, mas é uma coisa que não deveria estar ali”, completou.

Consultados, o biólogo Ricardo Cabrera, da Vigilância Sanitária (VISA), e Clóvis Petroni Júnior, coordenador da VISA, ratificaram a preocupação de Marly. “É possível que outra pessoa se contamine durante a manipulação do material contaminado. Além disso, esses profissionais estão expostos a diversos patógenos e devem obrigatoriamente utilizar todos os equipamentos de proteção individual para a atividade. E os cuidados devem ser continuados no retorno para a residência”, alertou Clóvis Petroni.
Ricardo Cabrera falou sobre o descarte correto. “Após o uso, as luvas de procedimento, bem como as máscaras cirúrgicas precisam ser descartadas imediatamente, e sua reutilização não é recomendada. O descarte das luvas deve levar em consideração a questão da biossegurança, pois podem causar danos ao meio ambiente se eliminadas de forma inapropriada, trazendo riscos para o solo e lençóis freáticos”, salientou.

Mesmo com a adoção dos protocolos de segurança no trabalho, não foi possível evitar a contaminação de cooperados. “O primeiro caso foi em junho de 2020. Tomamos os cuidados, mas aconteceu. Não sabemos como e nem onde se contaminaram, mas o fato é que a pandemia mudou muita coisa, inclusive o material que recebemos”, comentou Marly.

O biólogo Ricardo explicou que as máscaras faciais são equipamentos de grande importância atualmente e de uso obrigatório. Contudo, para produzir um efeito preventivo à Covid-19 deve-se respeitar o protocolo de uso. “Segurar a máscara pelas alças, não tocar a parte da frente, orienta-se substituí-la a cada 3-4 horas ou período inferior, puxando pelas alças, e lavá-la imediatamente ou descartá-la em local adequado”, destacou.

Como descartar luvas e máscaras?

– Máscaras, luvas e lenços de papel usados – mesmo que preventivamente – devem ser descartados no lixo do banheiro em sacos resistentes, bem vedados, com 2/3 da capacidade;

– Pessoas com suspeita ou contaminação confirmada devem descartar todos os seus resíduos, incluindo os recicláveis, para a coleta comum. Em sacos resistentes, com 2/3 da capacidade;

– Os sacos devidamente fechados devem ser colocados dentro de um 2º saco, devidamente fechado.

Coleta seletiva

Atualmente, a coleta seletiva em Cotia é realizada em cerca de 12 bairros, 80 condomínios e 95 empresas. Os moradores contam ainda com um Posto de Entrega Voluntária (PEV) em Caucaia do Alto e outros três na região de Cotia e Granja Viana. Por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Enob o material coletado na região de Cotia e Granja Viana é destinado para a Coopernova. Já o material deixado no PEV de Caucaia vai para a Cooper Luxo do Lixo.

 

PEV Caucaia do Alto: Av. Luiz Sacramento, ao lado da Regional de Caucaia.

PEV Supermercados Pedroso: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 340

PEV Pão de Açúcar – (Granja Viana): Rodovia Raposo Tavares, S/N km 23,5

PEV Assaí Cotia: Estr. do Embú, 162 – Jardim Torino

Saiba mais sobre a coleta seletiva em https://www.coopernovacotiarecicla.com/

 

 

 

Fotos: Alexandre Rezende

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Quase mil pessoas não compareceram para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Cotia, alerta Saúde

Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cotia apontam que a evasão da …