Home / Carapicuíba / Plantio Global 2019 agitou Carapicuíba e Cotia
Grupo plantando mudas na Avenida São Camilo, em Carapicuíba
Grupo plantando mudas na Avenida São Camilo, em Carapicuíba

Plantio Global 2019 agitou Carapicuíba e Cotia

pessoas plantando sementes no CES CarapicuíbaO Transition Towns Granja Viana, – TGV – promoveu no dia 17 de março, domingo, pelo segundo ano consecutivo, o Plantio Global em nossa região.

Este ano, o TGV, como grupo articulador da ação, assumiu o desafio de promover o plantio em Cotia e em Carapicuíba, simultaneamente.

pessoas espalhando sementes ao ventoO Plantio Global é uma iniciativa comunitária e participativa de caráter pedagógico pela valorização das árvores e dos seus benefícios para todas as formas de vida, através da experiência do plantio simultâneo, com o propósito de agregar sensibilização, conscientização e educação ambiental.

Cotia e Carapicuíba tiveram suas ações pontuadas no mapa de todas as ações mundiais ao plantarem no mesmo dia e horário, em prol de “Nossa Casa Comum”- o Planeta Terra.

orquidário do CES carapicuíba
orquidário do CES
Mais de 100 municípios brasileiros, inclusive de outros países, participaram do Plantio Global, os plantios realizados em Cotia e Carapicuíba se destacaram pela inauguração do 1º Corredor Verde para Polinizadores da Região Oeste.

Em Cotia, o plantio aconteceu na Praça Carlos Alberto Tambosi, localizada no início da Avenida João Paulo Ablas, Jardim da Glória e foi realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária e Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cotia; apoio da Associação Amigos do Parque CEMUCAM; Rotary Club Cotia Granja Viana; CONSEG Granja Viana; Ciclotia; Center Stage; Biomix; Site da Granja e Acampamento dos Pumas. Em Carapicuíba, a ação se deu em parceria e realização com o CES – Centro de Educação para Sustentabilidade Carapicuíba, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Carapicuíba e Associação São Joaquim.

Viveiro de mudas do CES carapicuíba
Viveiro de mudas do CES
Em Cotia, foram plantadas 20 mudas de espécies arbóreas nativas melíferas de Mata Atlântica e contou com atividades de sensibilização e educação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente realizou a doação de mudas arbóreas e a Secretaria de Saúde, representada pela Secretária Adjunto de Saúde, Ângela Maluf, em comemoração ao mês da mulher, promoveu ações de conscientização e promoção da saúde da mulher, além de aula de zumba realizado pela Cia. de Dança Center Stage. Foi um evento bem animado, marcado pela alegria e zelo com as espécies plantadas, onde todos os participantes se comprometeram a acompanhar o desenvolvimento das mudas.

Em Carapicuíba, em parceria e realização com o CES – Centro de Educação para Sustentabilidade, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Carapicuíba, o Plantio Global aconteceu no canteiro central da Avenida São Camilo, 968, em frente ao CES – Carapicuíba e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da manutenção do equilíbrio ambiental, com o foco na polinização.

Crianças criando placas para mudas de plantas
Crianças criando placas para as mudas
As duas ações inauguraram o 1º Corredor Verde para Polinizadores da região Oeste. Espécies arbóreas nativas de Mata Atlântica (floríferas,frutíferas e melíferas) foram especialmente selecionadas para atraírem espécies polinizadoras e pássaros, conectando as mudas plantadas na Av. São Camilo e na Av. João Paulo Ablas, formando o Corredor Verde para Polinizadores com o Parque CEMUCAM.

Este projeto foi inspirado em iniciativas internacionais para reverter a situação de declínio da população de abelhas no mundo, tais como as realizadas na Grã Bretanha e em Oslo, capital da Noruega, que impulsionou a “rodovia das abelhas”, com espécies melíferas.

Grupo plantando mudas na Avenida São Camilo, em Carapicuíba
Grupo plantando mudas na Avenida São Camilo, em Carapicuíba
Ambas as ações integradas colaboraram na concretização e localização de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

O evento em Carapicuíba contou com a presença do secretário do meio ambiente e sustentabilidade Airton Battata, além do plantio de mudas, os participantes tiveram oficinas de trocas de sementes, exposição de acervo de cobras, aranhas e escorpiões com orientações preventivas, Cine Sala Verde, Circuito CES (trilha, viveiro, orquidário e horta), cultivo de orquídeas, oficina de bombas de sementes, contação de histórias, confecção das plaquinhas que identificaram as mudas e piquenique colaborativo.

alex da força, angela maluf, fernanda e uma bebê durante plantio globalO TGV – Transition Towns Granja Viana – nasceu em 9 de junho de 2009, e sua essência está em seu nome: Cidades em Transição. As iniciativas do movimento pretendem implementar ações necessárias de curto, médio e longo prazos para enfrentar as mudanças climáticas e o pico do petróleo. Mas vai além: cultivar e fortificar a vida comunitária, ter uma vida mais sustentável, repensar a maneira de consumir, resgatar a sabedoria do passado, rever todos os processos do nosso dia a dia. Traz mudança de paradigmas com alegria, prazer e diversão.

O Transition cria, executa e celebra e também renova, repensa e refaz.

grupo envolvido no plantio global posa para fotoComo uma teia ativa e criativa, vem mudando as relações no bairro, dando um grande exemplo às comunidades, daqui e no mundo!

Conheça e participe! Maiores informações em transitiongranjaviana@gmail.com

grupo envolvido no plantio global posa para fotoA proposta apresentada pelo Transition Granja Viana às duas secretarias de meio ambiente é de continuidade do projeto de Corredor Verde para Polinizadores e garantia de manutenção das espécies plantadas.

Mais informações: plantioglobaltgv@gmail.com

grupo envolvido no plantio global posa para foto

fernanda plantando uma muda
Fernanda
O secretário do meio ambiente Carapicuíba, Professor Batata, posa para foto
O secretário do meio ambiente Carapicuíba, Professor Batata

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Your Office: O escritório ideal para você e sua empresa

  O Business Center oferece todos os serviços necessários para a administração do seu negócio …