Home / Carapicuíba / Prefeito Marcos Neves se reúne com autoridades para tratar sobre ações na Vila Municipal

Prefeito Marcos Neves se reúne com autoridades para tratar sobre ações na Vila Municipal

Após trabalho de abordagens no local, parceria entre Prefeitura e Governo do Estado já resulta em duas adesões ao Programa Recomeço

Nesta quinta-feira, dia 8, o prefeito Marcos Neves recebeu no gabinete o coordenador Estadual de Políticas sobre Drogas, Rodrigo Flaire, representando a secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, para tratar sobre as ações do município de abordagens aos dependentes químicos na Vila Municipal.

Nas últimas duas semanas, foram realizadas abordagens pela equipe da secretaria municipal de assistência social, resultando em 50 pessoas identificadas e orientadas ao tratamento no Caps Álcool e Drogas e Comunidades Terapêuticas, além de serem informadas dos serviços no Centro Pop. Ainda durante as ações, cerca de 40 pessoas receberam atendimento na ambulância da saúde, que acompanha o trabalho in loco, com psiquiatra, enfermeira e coordenadora do Caps AD.
Dos 50 dependentes químicos identificados, cerca de 80% são de outros municípios. “É importante criarmos uma estratégia de cuidado para essas pessoas, além do fluxo de encaminhamento que já está sendo implantado entre o município e o Estado”, explica o coordenador Rodrigo Flaire.
Segundo o prefeito Marcos Neves, esse trabalho será contínuo e realizado nos próximos três meses. “Conseguimos a adesão efetiva de duas pessoas ao Programa Recomeço, que já estão em tratamento nas comunidades terapêuticas. Outros dependentes químicos demonstraram interesse, mas acabaram desistindo. Sabemos que não é um trabalho fácil, mas vamos continuar atuando para ajudar as pessoas que estão nessa situação do vício”, afirma Neves.
Já a secretaria de segurança, junto da Guarda Civil Municipal e as Polícias Civil e Militar atuam no sentido de combater o tráfico de drogas na região. De acordo com o Tenente Coronel Roque, comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar, nos últimos quinze dias foram apreendidos 17kg de drogas e 10 suspeitos de envolvimento com o tráfico, na comunidade da Vila Municipal.
Também participaram da reunião Gilmara Gonçalves, vice-prefeita; Dr. Dejar Gomes Neto, Delegado Seccional; Dr. Marcelo Prado, delegado; Alexandre Rodrigues, secretário de segurança; Márcio Reis; secretário adjunto de segurança; Simone Fernandes Teixeira, secretária de assistência social e Maiane Araujo Correa, secretária de saúde.

Programa Recomeço

O programa, criado pelo Estado e que completa seis anos em 2019, oferece apoio a famílias de dependentes químicos e atende cerca de 3 mil pessoas diariamente. A iniciativa tem participação das Secretarias de Estado da Saúde, Justiça e Cidadania e Desenvolvimento Social.

Centro Pop

O Centro Pop é uma unidade pública de referência para pessoas em situação de rua. A unidade de Carapicuíba oferece espaço e itens para higiene pessoal, vale alimentação no Bom Prato, provisão de documentos, doação de roupas e calçados, além promover a ressocialização e encaminhamentos médicos necessários. O local pode ser usado como endereço de referência do usuário.
Av. Celeste, 180 – Centro / Telefone: 4164-2806

Caps AD

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas oferece atendimento psiquiátrico, psicológico, social terapêutico; enfermagem; atendimento multiprofissional (enfermeiros, psicólogos e assistente social); oficinas terapêuticas e palestras.
Rua José Fernandes Teixeira Zuza, 500 – Vila Cretti / Telefone: 4184-3745

Sobre Hostmarx

Leia também

Prefeitura de São Roque inicia programa de substituição e instalação de 1500 placas de ruas

A Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal de São Roque deu início, na última semana, …