Home / Cotia / Prefeitura de Cotia entrega aparelhos auditivos por meio do projeto Além do Som

Prefeitura de Cotia entrega aparelhos auditivos por meio do projeto Além do Som

A manhã desta quinta-feira (28/11) foi de recomeço na vida de mais de 30 moradores de Cotia. Pessoas com idade entre 10 e 94 anos que receberam a oportunidade de melhorarem a qualidade de vida por meio do Projeto Além do Som. A iniciativa do Governo Municipal entregou aparelhos auditivos novinhos para estas pessoas que, em alguns casos, a audição era praticamente zero. O ‘Além do Som’ é realizado pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Saúde.

O prefeito Rogério Franco fez questão de participar da entrega da 1ª edição do projeto. “Fazer obra, construir creches, asfaltar ruas beneficia muita gente ao mesmo tempo e temos feito isso nos quatro cantos de Cotia, mas esta ação de entrega dos aparelhos auditivos, que é benefício individual na vida de vocês, não é menos importante”, disse o prefeito. “Ouvir bem também é qualidade de vida e é isso que a Prefeitura está proporcionando para vocês. Estou muito feliz”, completou.

A beneficiada mais idosa, a dona Lusia Lopes Gutierrez (94 anos), esteve acompanhada da sua filha, Lucinda Gutierrez Alves, para receber o seu aparelho e, em poucos minutos, já estava esboçando um sorriso no rosto por estar ouvindo melhor. “Ela está muito feliz e eu muito mais”, disse a filha. “Minha mãe tem Alzheimer, mas nem por isso não precisa de qualidade de vida. Estamos muito gratas à prefeitura”, disse Lucinda.

Outro contemplado foi o senhor José Maria Pedroso, de 63 anos. Há alguns anos, percebeu perda auditiva e procurou um médico. Desde então, aguardava uma oportunidade de adquirir o aparelho, mas não tinha condições. Quando soube do projeto, fez a sua inscrição e ficou muito satisfeito com o atendimento. “Estou muito agradecido. A prefeitura está mostrando preocupação com quem precisa e nós precisamos muito”, disse. “Está meio estranho ainda, mas vou me acostumar, vai ficar ótimo”, brincou sobre o fato de estar escutando sons que antes não conseguia ouvir.

No evento de entrega dos aparelhos, os beneficiados também acompanharam a uma palestra de orientação sobre cuidados no manuseio e limpeza do aparelho, como trocar as pilhas, como retirar e colocar na orelha, entre outras dicas fundamentais para o bom funcionamento do aparelho. “É uma satisfação enorme podermos fazer esta entrega. É uma iniciativa inédita em nossa cidade que lutamos muito para que acontecesse”, disse Mara Franco, presidente do Fundo Social.

Para ser beneficiado pelo Projeto Além do Som, basta ser morador de Cotia, de qualquer idade, ter prescrição médica para aparelho, ter inscrição no NIS (Número de Inscrição Social) e comparecer ao Fundo Social, na avenida Benedito Isaac Pires, 35, 4ª andar, para fazer a inscrição.

Fotos: Vagner Santos

 

Sobre Hostmarx

Leia também

Fluxo irrefletido do cotidiano é tema de exposição itinerante de esculturas em parque de São Paulo

Série “Quem Sou Eu”, de Anita Kaufmann, mostra as cabeças sem os corpos As obras …