Home / Cotia / Prefeitura de Cotia recebe secretário do meio ambiente de SP

Prefeitura de Cotia recebe secretário do meio ambiente de SP

Por Victor de Andrade Lopes

A prefeitura de Cotia recebeu na tarde da última segunda-feira (24/2) o Secretário do Meio Ambiente do estado de São Paulo, Bruno Covas, neto do ex-governador paulista Mário Covas. O motivo da visita foi a reunião ampliada do Grupo de Trabalho de avaliação e realização de estudos sobre as estratégias para conservação e criação de um corredor ecológico ligando as regiões do Japi/Morro Grande/Jurupará.

Um corredor ecológico é uma faixa de vegetação que conecta grandes áreas verdes separadas pela ação humana (como a expansão de uma cidade). É uma maneira de se criar um caminho seguro para que seres vivos de ambas as áreas continuem mantendo contato.

No caso, o corredor ecológico que se pretende criar ligaria o Parque Estadual do Jurupará, localizado no extremo sul do município de Ibiúna e com pequenas porções em Piedade; à Serra do Japi, localizada nos municípios de Cabreúva, Cajamar, Jundiaí e Pirapora do Bom Jesus e parte da Área Natural Tombada das Serras do Japi, do Guaxinduva e Jaguacoara; passando pela Reserva Estadual do Morro Grande, localizada quase totalmente em Cotia, com pequenas porções em Vargem Grande Paulista e Lourenço da Serra.

O evento ocorreu no gabinete do prefeito Carlão Camargo, que também esteve presente, juntamente a diversos vereadores, secretários e subsecretários da cidade. Compareceram também jornalistas, membros do grupo de trabalho e interessados pelo assunto.

O vereador Luis Gustavo Napolitano abriu a reunião saudando o público e apresentando as autoridades presentes. Em seguida, falou o Secretário Geral de Gabinete Sérgio Folha: “A gente cobrar a consciência do próximo na questão ambiental, mas precisamos também cobrar a nós mesmos.”

O secretário do meio ambiente e pecuária Márcio Camargo foi o próximo a discursar, comentando algumas ações recentes de sua pasta. Apresentou a caneca permanente que a Secretaria distribuiu aos 5 mil funcionários da prefeitura, que deverá substituir os cerca de 100 mil copos descartáveis que eles usam todo mês. “Não é pra usar de porta-lápis, é pra tomar água e café”, brincou o secretário. Além disso, falou da campanha “Eu cuido do meio ambiente. É a minha natureza.” e da cartilha que está sendo distribuída nas escolas municipais com 20 dicas práticas para cuidar melhor do verde.

Outro projeto é o Praça da Gente, que está revitalizando esquinas abandonadas da cidade e colocando grama, playground e academia ao ar livre, onde couber. “Até o final do ano, pretendemos entregar 60 praças”, prometeu o secretário, que lembrou ainda que seu irmão, o prefeito Carlão Camargo, também lançou um decreto obrigando que todos os papeis da prefeitura sejam impressos em frente e verso.

O secretário Bruno Covas falou por último. Afirmou que o governador Geraldo Alckmin está para assinar um decreto que oficializa um novo sistema de gestão e informação de áreas protegidas, no qual constará um artigo específico sobre corredores ecológicos. Bruno lembrou ainda que o governador recomenda resolver questões indígenas, quilombolas e de regularização fundiária antes de se criar novas áreas protegias. Finalizou agradecendo a todos e elogiando o trabalho dos membros do Grupo de Trabalho. “A gente tem uma parceria e diálogo frequentes com Cotia, […] Temos muito a fazer pela frente e contamos com a colaboração e o emprenho de todos vocês do que colaboraram com o Grupo de Trabalho”, encerrou.

O prefeito Carlão Camargo finalizou a abertura agradecendo a presença de todos e o apoio do governo estadual na gestão de Cotia. “Eu escolho muito bem os amigos para trazer pra Cotia e tenho certeza absoluta de que fiz uma escolha certa com o Bruno Covas”.

Paul Dale, um dos técnicos do Grupo de Trabalho, deu prosseguimento à reunião e fez uma didática apresentação, na qual mostrou uma série de dados e o histórico do Grupo de Trabalho e das regiões contempladas pelos estudos dos técnicos do grupo.

Ao final da reunião, alguns representantes de ONGs e entidades diversas fizeram comentários e perguntas, além de apresentarem fotos de uma grande área verde que estaria sendo desmatada para a construção de galpões.

O vereador Luis Gustavo encerrou o encontro agradecendo o envolvimento de todos e cobrando mais engajamento das pessoas interessadas.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

ENCERRAMENTO DA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO DE COTIA

Foto: Divulgação Texto divulgado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade de Cotia: “Com o encerramento …

Skip to content